Mas a Cruzada marca o Em perverso da reversão da atitude dos cristãos diante da guerra. Profundamente pacifistas, segundo os preceitos do Evangelho, eles acabam pouco a pouco por aceitar a guerra e, com a Cruzada, a sacralizá-la. Assim, se desde o princípio o Alcorão fez do Jihad sob diversas formas um dos deveres dos muçulmanos, quatro séculos mais tarde o cristão age de modo semelhante. Vejo dealgum tempo para cá os historiadores ocidentais das Cruzadas se tornando mais sensíveis à violência dos cruzados. A mais nefasta consequência das Cruzadas medievais parece ser a persistência da ideia de Cruzada na mentalidade ocidental, e a jusfificativa tardia que ela oferece hoje ao belicismo e ao terrorismo em alguns meios muçulmanos. No trecho acima o medievalista francês JacquesLeGoff,analisaofenômenodasCruzadas.Na perspecfiva desse medievalista, as Cruzadastiveram sua configuração radicalmente modificada ao longo do tempo, pelo que não se deveria usar o termo cruzada, por caracterizar anacronismo.são um fenômeno atravessado por múlfiplas historicidades e que, portanto, precisam ser analisadas em cada contexto, inclusive ao longo da Idade Média.foram um movimento promovido por cristãos e muçulmanos, que visava à libertação da Terra Santa para os primeiros, e à expansão para o Ocidente para os segundos.tiveram motivos socioeconômicos, e objetivavam resolver, principalmente, o problema da explosão demográfica, tanto na Europa Ocidental quanto no Oriente Médio islamizado.são compreendidas como um acontecimento essencialmente religioso, que tinha por objetivo a reconquista da Jerusalém terrena antes de se alcançar a Jerusalém celeste.
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É correta a alternativa B, já que as Cruzadas tiveram, no decorrer de quatro séculos, diferentes motivações, configurações e formas de organização, o que Le Goff deixa claro quando afirma que o sentimento dos cristãos quanto à prática da guerra mudou no período.
Também ressalta os aspectos simbólicos que a Cruzada apresenta para o mundo moderno, demonstrando que se trata não de um fenômeno histórico totalmente fechado, com apenas uma interpretação, mas algo que até hoje influencia o modo como enxergamos, por exemplo, as relações entre Europa e Oriente Médio.
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