O bonde abre a viagem,No banco ninguém,Estou só, stou sem.Depois sobe um homem,No banco sentou,Companheiro vou.O bonde está cheio.De novo porémNão sou mais ninguém.Em um texto literário, é comum que os recursos poéticos elinguísticos participem do significado do texto, isto é, forma econteúdo se relacionam significativamente. Com relação ao poemade Mário de Andrade, a correlação entre um recurso formal e umaspecto da significação do texto éa) a sucessão de orações coordenadas, que remete à sucessãode cenas e emoções sentidas pelo eu lírico ao longo da viagem.b) a elisão dos verbos, recurso estilístico constante no poema, queacentua o ritmo acelerado da modernidade.c) o emprego de versos curtos e irregulares em sua métrica, quereproduzem uma viagem de bonde, com suas paradas eretomadas de movimento.d) a sonoridade do poema, carregada de sons nasais, querepresenta a tristeza do eu lírico ao longo de toda a viagem.e) a ausência de rima nos versos, recurso muito utilizado pelosmodernistas, que aproxima a linguagem do poema da linguagemcotidiana.
Soluções para a tarefa
Respondido por
44
A resposta correta é a letra A) a sucessão de orações coordenadas, que remete à sucessão de cenas e emoções sentidas pelo eu lírico ao longo da viagem.
O texto nos dado tende a representar cena típica da realidade dentro da cidade grande: as variáveis entre solidão e também temos a interação social.
Vale lembrar que o poema tende a começar focando na solidão do sujeito poético, que nada mais é do que uma contraposta no momento em que uma pessoa senta ao seu lado.
Tempos depois o bonde lota e o eu-poético volta a se sentir solitário.
Bons estudos!
Respondido por
9
Resposta: A sucessão de orações coordenadas, que remete à sucessão de cenas e emoções sentidas pelo eu lírico ao longo da viagem.
Explicação:
Perguntas interessantes