ENEM, perguntado por Gehmbeatriz3145, 1 ano atrás

No texto Dialética da Malandragem Antonio Candido analisa aobra Memórias de um sargento de milícias na perspectiva dasociologia como uma obra que representa uma sociedade emformação. A certa altura, o estudioso não deixa de retomar arelação proposta por parte da crítica antecedente entre oprotagonista Leonardo e o pícaro (personagem da literaturaespanhola do século XVII). Nos comentários de Antonio Candidoprevalece o questionamento de tal identificação. Abaixo, umfragmento do texto de António Candido:"O malandro espanhol termina sempre, ou numa resignadamediocridade, aceita como abrigo depois de tanta agitação, oumais miserável do que nunca, no universo do desengano e dadesilusão (...)(Leonardo, por sua vez,) Não sendo nenhum modelo de virtude, éleal e chega a comprometer-se seriamente para não lesar omalandro Teotônio. Um antipícaro, portanto, nestas e noutrascircunstâncias, como a de não procurar e não agradar os"superiores", que constituem a meta suprema do malandroespanhol."Assinale a alternativa que cite um episódio que confirme o que foraafirmado por Antonio Candido na parte final do 2o parágrafo citadono fragmento proposto anteriormente:a) relação entre Leonardo e Tomás da Sé, por ocasião do trabalhona missab) relação entre Leonardo e Vidinha, por ocasião do namorico entreelesc) relação entre Leonardo e Major Vidigal, por ocasião do períodoem que aquele fora granadeirod) relação entre Leonardo e Pataca, na ocasião em que esteabandou aquelee) relação entre Leonardo e Toma-largura, por ocasião da tentativade prisão deste por aquele

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
0

Letra d.

Nota-se no texto, que o indivíduo apresentado é dotado de fatores pouco éticos, em decorrÊncia do seu desejo de, a todo momento, se reafirmar como indivíduo marcado por uma clara malandragem. Assim, tinha atitudes que jamais poderiam contraria tal aparência que tão felizmente exibia.

Isso pode ser notado, por exemplo, no seguinte trecho: " Não sendo nenhum modelo de virtude, leal e chega a comprometer-se seriamente para não lesar o malandro Teotônio.

Perguntas interessantes