O ativista negro Steve Biko, um dos críticos do Apartheid, que vigorou oficialmente na Africa do Sul entre 1948 e 1990, afirmou: Nós, os negros, temos que prestar muita atenção à nossa história se quisermos tornar-nos conscientes. Temos que reescrever nossa história e mostrar nossa resistência aos invasores brancos. Muita coisa tem que ser revelada e seríamos ingênuos se esperássemos que nossos conquistadores escrevessem uma história imparcial sobre nós. Temos que destruir o mito de que a nossa história começa com a chegada dos holandeses. a) Segundo o texto, por que os negros necessitariam reescrever a história da colonização sul-africana? b) O que foi o regime denominado Apartheid na Africa do Sul?
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A - Segundo o texto, a história da África do Sul que existia então era uma história enviesada contra as sociedades nativas, de modo que era necessário destruir aquilo que nela havia de "equivocado" e buscar defender, também por meio da história, a dignidade e os direitos dos povos nativos.
B - O Apartheid, ou separação, foi um modelo político de segregação racial que defendia a tese de que as culturas dos diferentes povos que habitavam no país (brancos, asiáticos, mestiços e negros), em especial a dos brancos e dos negros, era incompatível.
Defendiam que cada "raça" deveria viver em seu próprio "mundo", com as suas próprias escolas e empregos "adequados", sendo organizado de modo a beneficiar a minoria branca em detrimento da maioria negra.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás