Na busca de um herói para a República, quem atendeu as exigências da mitificação foi Tiradentes. O busto de Tiradentes idealizado em 1890 era a própria imagem de Cristo. A simbologia cristã apareceu em várias outras obras de arte da época. Mas Tiradentes não era apenas um herói republicano, era um herói do jacobinismo, dos setores mais radicais do Partido Republicano. Além do republicanismo, atribuía-se a Tiradentes um caráter plebeu, humilde, popular, em contraste com a elite econômica e cultural, aproximando-o assim do florianismo. a) De acordo com o texto, quais os significados associados à imagem de Tiradentes pela propaganda republicana no Brasil? b) Dê duas características políticas dos primeiros governos da república (Marechal Deodoro e Floriano Peixoto).
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
A - A imagem de Tiradentes mudava de acordo com os interesses de quem estava a construindo na época: os mais radicais o viam como um ícone jacobinista, ou seja, alguém disposto a usar a violência em nome dos seus projetos políticos, enquanto outros, mais moderados, o associavam a Cristo ou a uma pessoa humilde, mas honesta.
B - Os primeiros governos da República, o período conhecido como "República da Espada", foram caracterizados por serem governados por militares (dois marechais), por serem tentativas de industrialização e por terem respondido com violência a qualquer forma de oposição política organizada.
Resposta:
a) Segundo o texto, além da idealização cristã da imagem de Tiradentes, associada à do próprio Cristo, o herói republicano é apresentado como “plebeu, humilde e popular”, ao gosto dos jacobinos, porém em confronto com as elites dominantes.
b) Os governos de marechal Deodoro e Floriano Peixoto foram marcados pela disputa de poder entre militares, associados ao governo, e a oligarquia cafeeira, na oposição. Dessa característica, desdobrou-se a postura autoritária do regime, expressa no golpe de Estado arquitetado por Deodoro, em 1891, no contragolpe de Floriano, e na violenta repressão à Revolução Federalista e à Revolta da Armada.
Explicação:
Plurall