Física, perguntado por Isaackunze, 6 meses atrás

O alumínio é um metal que funde-se a 660ºC enquanto que metais ferrosos tais como o aço e o próprio ferro, fundem-se entre 1300 e 1510ºC. Além dessa diferença na temperatura de fusão, nota-se outra diferença entre o alumínio e o aço quando em estado líquido. O alumínio, torna-se um líquido mas manter sua cor, seu aspecto visual. O aço por sua vez, a medida que aproxima-se de seu ponto de fusão, muda seu aspecto para um tom rubro incandescente. Assim, mesmo a distância é possível notar que materiais ferrosos estão aquecidos.
Explique, por qual razão, o alumínio quando em estado líquido não apresenta aspecto rubro, incandescente tal como acontece com o aço.

Soluções para a tarefa

Respondido por rtgave
1

Resposta:

A explicação para esse fenômeno se dá pela Lei de deslocamento de Wien.

{\displaystyle \lambda _{\text{max}}={\frac {0,0028976}{T}}}

Conforme a essa lei, quanto maior for a temperatura de um corpo negro, menor será o comprimento de onda para o qual a emissão é máxima.

A depender da temperatura de fusão, será possível observar cores, isto é, faixas do espectro eletromagnético visível diferentes.

Portanto, conforme a temperatura aumenta, a cor do brilho muda de vermelho para amarelo para branco e azul.

Na temperatura de fusão do alumínio, não há mudança de faixa do espectro, diferente do que ocorre na temperatura de fusão do aço.

Anexos:
Perguntas interessantes