ENEM, perguntado por jenniferk9901, 9 meses atrás

O albinismo é um distúrbio hereditário ocasionado pela falta total ou parcial de uma enzima (se você não lembra o que é, reveja o Módulo 4 - A digestão dos alimentos I) envolvida na produção de melanina, pigmento marrom produzido por algumas células de nossa pele (os melanócitos). Esse pigmento dá coloração a pele, cabelos e olhos e nos protege dos raios ultravioletas do sol. Além da coloração da pele e dos olhos, esse distúrbio provoca também alterações na formação do globo ocular e do nervo óptico. Trata-se de uma condição genética de caráter recessivo que afeta as pessoas, sem distinção de sexo, classe social ou cor. Os genes defeituosos são transmitidos pelos pais, que podem ser apenas portadores desse gene (condição de heterozigose) ou podem ser albinos (condição de homozigose). Suponha que um casal formado por uma mulher albina e um rapaz normal para a produção de melanina, filho de uma mãe albina, decidam ter um filho. Qual a probabilidade dessa criança nascer com albinismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por LouiseSG
8

A probabilidade da criança nascer com albinismo é de 50%.

O albinismo é hereditário e classificado como um padrão de herança autossômico recessivo, ocorre quando os dois pais são portadores do gene recessivo.

Considerando que o casal:

Mulher albina - aa

Homem normal filho de mãe albina - Aa

aa x Aa      

Aa                              

aa                              

Aa                              

aa

A probabilidade da criança nascer com albinismo é de 50%.

Respondido por EduardoXavier2005
3

Resposta:

O pai da criança é portador de um gene para o albinismo, que herdou de sua mãe. Dessa forma, fazendo o seu cruzamento com uma mulher albina, chega-se ao valor de 50% de chances da criança nascer albina.

Tabela explicando:

 A a

a Aa aa

a Aa aa

Explicação:

Perguntas interessantes