Biologia, perguntado por joaovictoraraujo3634, 9 meses atrás

O ácido ricinoleico, um ácido graxo funcionalizado, cuja nomenclatura oficial é ácido D-(−)-12-hidroxioctadec- cis-9-enoico, é obtido da hidrólise ácida do óleo de mamona. As aplicações do ácido ricinoleico na indústria são inúmeras, podendo ser empregado desde a fabricação de cosméticos até a síntese de alguns polímeros. Para uma amostra de solução desse ácido, o uso de um polarímetro permite determinar o ângulo de
A refração.
B reflexão.
C difração.
D giro levógiro.
E giro destrógiro.

Soluções para a tarefa

Respondido por matiasbm8
95

Resposta:

resposta D

Explicação:

Essa questão pode ser um pouco confusa porque o nome do composto tem um "D" no começo e também possui o "(-)". Vou explicar.

Trata-se de uma questão sobre isomeria espacial do tipo óptica. Esse composto possui um Carbono quiral, o que permite que ele tenha dois isômeros ópticos, um Destrogino (desvia a luz para o sentido horário) e um Levogino(desvia a luz no sentido anti- horário)

A confusão é gerada pelo D escrito no começo na formula, o que pode nos levar a achar que se trata de um isômero Destrogino. Mas ai que ta o erro, pois quando temos um isômero Destrogino o D no inicio do composto é minusculo e não maiúsculo.

Aí entra aquele "(-)", o que indica que o composto desvia a luz na direção anti horaria, o que o define como isômero Levogino.

Respondido por vchinchilla22
46

Para uma amostra de solução do ácido D-(−)-12-hidroxioctadec-cis-9-enoico,  o uso de um polarímetro permite determinar o ângulo de Alternativa D) Giro levógiro.

Um levógiro é um composto químico opticamente ativo que desvia o plano da luz polarizada no sentido anti-horário, ou seja, para a esquerda. Esta rotação é considerada negativa e é designada por L.

Ao observar o nome da molécula podemos determinar o sentido em que ela gira ao ser polarizada, assim neste caso temos:

  • D-(−)-12-hidroxioctadec-cis-9-enoico

Entre o D e o 12 está o sinal negativo (-), o qual significa que quando a molécula é polarizada, ela gira em sentido anti-horário, ou seja para a esquerda.

O caso oposto, é que o giro dextrógira, que é feito no sentido horário,ou seja, para a direita e por tanto e positivo (+).

Perguntas interessantes