Numa sala do segundo ano do Ensino Fundamental I, a professora Juliana vivencia uma desafio: seu aluno Pedro não têm o desenvolvimento da fala, ou seja, apresenta atraso na comunicação. Diante desta situação, com o objetivo de desenvolver o repertório comunicativo ampliando as habilidades de expressão e compreensão de seu aluno, assim como a autônima, qual recurso de Comunicação Alternativa a professora Juliana pode utilizar na sala de aula?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com o objetivo de ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, são organizados e construídos auxílios externos como cartões de comunicação, pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, vocalizadores ou o próprio computador que, por meio de software específico, pode tornar-se uma ferramenta poderosa de voz e comunicação. Os recursos de comunicação de cada pessoa são construídos de forma totalmente personalizada e levam em consideração várias características que atendem às necessidades deste usuário.
Assim, as ferramentas de Comunicação Alternativa podem tornar muito mais eficaz o aproveitamento das expressões corporais e os gestos do indivíduo.
Além de cartões e pranchas, podem ser usadas ferramentas tecnológicas como os aplicativos Expressia e TelepatiX para auxiliar na comunicação desse público.
Explicação: