Nos tempos de São Luís [Luís IX], as hordas que surgiam do leste provocaram terror e angústia no mundo cristão. O medo do estrangeiro oprimia novamente as populações. No entanto, a Europa soubera digerir e integrar os saqueadores normandos. Essas invasões tinham tornado menos claras as fronteiras entre o mundo pagão e a cristandade e estimulado o crescimento econômico. A Europa, então terra juvenil, em plena expansão, estendeu-se aos quatro pontos cardeais, alimentando-se, com voracidade, das culturas exteriores. Uma situação muito diferente da de hoje, em que o Velho Continente se entrincheira contra a miséria do mundo para preservar suas riquezas. (Georges Duby. Ano 1000 ano 2000. Na pista de nossos medos. São Paulo: Unesp, 1998, p. 50-51. Adaptado). a) Justifique a afirmação do autor de que "essas invasões tinham (...) estimulado o crescimento econômico" da Europa cristã. b) Cite um caso do atual "entrincheiramento" europeu e explique, em que sentido, a Europa quer "preservar suas riquezas".
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
a) A afirmação pode ser justificada considerando o excerto do trecho: “essas invasões” (dos normandos) que demonstram os impactos negativos resultantes na Europa Cristã. Onde as relações econômicas da época sofreram expansão para os países nórdicos, em que os invasores foram convertidos ao cristianismo.
b) Podemos citar o fato dos países europeus, como a Espanha e a Itália, estarem empregando algumas medidas restritivas relacionadas à entrada de imigrantes provenientes de países subdesenvolvidos.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Administração,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás