Nos ensinam Vasconcellos e Garcia que “valor adicionado (ou valor agregado) é o valor que se adiciona ao produto em cada estágio de produção, ou seja, é a renda adicionada por cada setor produtivo. Somando o valor adicionado em cada estágio de produção, chegaremos ao produto final da economia.” VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de
Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 147.
Considerando as assertivas:
I. É observável que essa teoria explica a riqueza de países como o Japão, considerando a quantidade de valor que adicionam aos produtos que fabricam.
II. Considerando a teoria do valor adicionado é possível dizer que o verdadeiro determinante da riqueza de um país é o trabalho, alinhado aos conceitos de Adam Smith.
III. No quesito valor adicionado o Brasil ocupa lugar de destaque considerando sermos grandes exportadores de soja, café, algodão e minério de ferro.
É correto o que se afirma em
I, II e III.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
Soluções para a tarefa
O valor adicionado pode ser identificado como um valor adicional de quem passa pelo processo de aquisição de bens e serviços, ao passarem pela fase de transformação do processo produtivo.
Estão corretas portanto as afirmativas colocadas em: 1, 2, apenas. Isso porque nos quesitos relacionados ao valor adicionado, o Brasil ainda não pode ser identificado como líder ou corretamente posicionado, mas passa por um processo de alteração e implementação melhor dessa teoria.
Resposta:
I e II, apenas.
Explicação:
a assertiva III está incorreta porque soja, café, algodão e minério de ferro são produtos com baixo valor agregado e, para o país conseguir gerar riqueza, é necessário produzir grandes volumes. É observável que desde a sua independência o Brasil vem mantendo o modelo de geração de riqueza baseado no agronegócio e na exploração de minerais. Por tanto, a asertiva I e II são corretas.