ENEM, perguntado por karinebattista7315, 1 ano atrás

Nos anos posteriores à II Guerra Mundial, a política externa confunde-se com a área disciplinar da políticainternacional, na qual predomina o modelo do ator unitário e racional. Nos anos da Guerra Fria, com oadvento das armas nucleares e o surgimento das superpotências, a política externa passa a ser tanto umaexpressão do aumento da rivalidade bipolar quanto uma alternativa para explicar a competição militarentre os Estados Unidos da América (EUA) e a União Soviética. Nesse momento, ela passa a constituir-sesubárea das relações internacionais e a debruçar-se sobre o nível doméstico e o processo decisório. No pós-Guerra Fria, as análises de política externa se deparam com a questão da democracia, da responsabilidadedas ações internacionais dos Estados e seus impactos sobre os cidadãos.Considerando os fundamentos dos modelos de tomada de decisão e os diferentes momentos históricos deconstrução das análises de polífica externa mencionadas no texto, avalie as afirmações a seguir.I. A análise de polífica externa, desde que se constituiu subárea relevante da disciplina de RelaçõesInternacionais, passou a resgatar o papel do Estado como ator unitário e racional, reflexo dorealismo político.II. Antes de se constituir subárea de estudo, a análise de política externa baseava-se na ideia daautonomia de decisão dos Estados em relação às sociedades nacionais, reflexo da influência dacorrente realista.III. Os estudos de tomada de decisão em política externa recebem uma contribuição significafiva, nos anosda Guerra Fria, com o desenvolvimento de análises burocráticas, que passam a enfatizar a interaçãoentre líderes políticos, atores burocráticos, cultura organizacional e atores políticos, fora do aparatoestatal, nas ações de políticas externas dos EUA e dos países socialistas.IV. A simultaneidade de acontecimentos e a diversidade de temas que se entrelaçam nas agendas mundiale nacionais, com o fim da Guerra Fria, proporcionam o surgimento de uma nova forma de se analisar oprocesso decisório em política externa, que parte das mudanças no papel do Estado em suas práticasno campo internacional.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
1

A alternativa correta é a E – II, III e IV são verdadeiras.

A Organização das Nações Unidas surgiu no contexto pós Segunda Guerra Mundial, teoricamente com a função de evitar que um novo conflito das mesmas proporções ocorresse. A ONU foi criada em um contexto de hegemonia dos Estados Unidos e União Soviética, mas com a mudança dos paradigmas de poder mundial, mudanças são necessárias.

A criação desse órgão modificou a forma que as análises internacionais ocorriam, uma vez que os estados antes eram totalmente autônomos, agora precisavam responder perante um órgão, a depender de suas atitudes.

Perguntas interessantes