A Psicologia constitui-se como ciência autônomano final do século XIX e, desde então, caracteriza-sepor diversas tensões entre a natureza subjetivados fenômenos psicológicos e a imposição de umaabordagem objetiva, típica da ciência. Tal tensãose expressa diferentemente nas principais matrizesque estruturam o pensamento psicológico nas suasorigens. Isso culminou em definições diferenciadassobre a forma científica de produzir conhecimentoe a própria definição do objeto da Psicologia. Assim,caracterizam-se duas grandes vertentes, uma maisobjefivista e outra mais subjetivista. Ao longo dotempo, várias tentafivas foram feitas na direção dearticular esses dois modelos explicativos.Considerando esse contexto, avalie as afirmaçõesa seguir.I. Atualmente, é consenso na Psicologia a metade conhecer para dominar os meandros dasubjefividade.II. O objetivismo valoriza a experimentação etoma o comportamento manifesto comoobjeto de estudo, embasando-se na ideia deque todo conhecimento provém daexperiência.III. O subjetivismo apoia-se na ideia da autonomiado ser humano, sustentando a tese de que oconhecimento é anterior à experiência.É correto o que se afirma em@ I, apenas.@ II, apenas.O I e III, apenas.@ II e III, apenas.O I, II e III.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
e correto afirma que é 0 e 111
Respondido por
37
A alternativa correta é a d) II e III, apenas.
A teoria do objetivismo irá valorizar determinadas experiencias de comportamento manigesto em que se usa como o objeto de estudo determinados leques de conhecimento que são frequentemente relacionados com a experiencia.
O subjetivismo se pauta na ideia de uma suposta autonimia que o ser humano possa ter. A tese é diferente do objetivismo por afirmar que o conhecimento ocorre de maneira anterior a experiencia.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes