A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) apresentou, desde o seu início, o discurso da diminuiçãodas assimetrias entre os países e da necessidade de que a integração fosse um instrumento de promoçãodo desenvolvimento econômico, social e ambiental. O discurso era inovador e estava de acordo com aspreferências manifestadas principalmente pela diplomacia presidencial. No entanto, os instrumentosregionais ficaram aquém dos objetivos propostos, ainda que estes fossem coerentes com a práticadiplomática consolidada ao longo dos anos. O desenvolvimento institucional da Unasul tem apresentadomecanismos de concertação política inovadores e, dessa forma, supriu uma carência histórica importantenas relações sul-americanas, mas ainda resta saber que Xpo de articulação haverá com as demaisexperiências de regionalismo em vigor na região, principalmente com o Mercosul.Considerando a dinâmica de formação da Unasul e seus objetivos, avalie as afirmações a seguir.I. A Unasul surgiu em 2008, fundamentada na ideia de autonomia nacional e regional, em umcontexto de coincidência histórica, no qual os doze países da América do Sul eram governadospor presidentes de centro-esquerda, que tinham uma agenda contrária à negociação de acordosbilaterais com os EUA.II. A Unasul inovou com a criação de Conselhos Setoriais para lidar com questões específicas econsideradas prioritárias, além dos Conselhos de Ministros e Ministras das Relações Exteriores e deChefes de Estado e de Governo.III. Do ponto de vista institucional, a Unasul representa uma novidade na região no que se refere àgovernança supranacional em que se fundamenta, seguindo o exemplo da União Europeia, e não o doMercosul, que é intergovernamental.IV. A formação da Unasul vincula-se ao objetivo de buscar o desenvolvimento econômico, social eambiental por meio da cooperação entre os países, além de fortalecer a autonomia dos Estados demodo articulado com a autonomia da região.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A alternativa correta é a B - As assertivas II e IV são verdadeiras.
A denominação “América Latina” refere-se à maioria dos países da América, exceto Estados Unidos e Canadá. O México, apesar de também situar-se na porção norte do continente, não está incluído.
Os países da América Latina normalmente são analisados em relativa uniformidade pelos contextos sociais, econômicos e políticos parecidos, bem como pelo passado histórico de colonização europeia. Uma análise de dados deve levar em consideração as especificidades dos processos passados por estes países.
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás