Nos anos de 1980, o geógrafo Milton Santos, fez o seguinte comentário a respeito da educação no país: “Educação apenas para a produção setorial, educação apenas profissional, educação apenas consumista, cria, afinal, gente deseducada para a vida”.
Nos últimos meses, muitas notícias foram veiculadas sobre a reforma no Ensino Médio no país. A justificativa para a reforma é decorrente do baixo índice do IDEB, a saber:
“O Governo decide, até o fim da semana que vem (23 de setembro de 2016), se envia ao Congresso Nacional medida provisória referente à reforma do Ensino Médio, segundo informações do Ministro da Educação (MEC), Mendonça Filho. A partir do baixo resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o ministro afirmou que a situação da última etapa da educação básica é crítica e prioridade no momento. A meta esperada para 2015 nas escolas públicas era de 4,3, porém o índice ficou em 3,7”.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a justificativa do Ministro da Educação sobre a reforma no Ensino Médio:
Escolha uma:
a. Os reformistas priorizam a qualidade de ensino no país, promovendo reformas para que alunos e professores realizem-se progressivamente no ensino público brasileiro.
b. Para melhorar o IDEB o governo federal precisa indicar reformas que melhorem o salário dos professores e promova condições estruturais (escola) e curriculares para que o professor exerça seu trabalho com qualidade.
c. Era esperado que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica se apresente baixo pois há pouco investimento para educação brasileira com qualidade. O IDEB é apenas um dos parâmetros e não pode ser considerado absoluto.
d. Segundo Milton Santos, nos anos de 1980, o ensino profissionalizante era um dos fatores que deseducava para a vida. Nesta afirmação, o autor aponta que esta modalidade de ensino não leva à reflexão mas atende aos interesses de uma classe dominante, detentora dos meios de produção.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Letra C.
Mesmo com os baixos investimentos na educação, era esperado no ano de 1980,que a meta para as escolas públicas fosse de 4,3, e o resultado foi de 3,7.
Dessa forma, o resultado foi um movimento ainda maior pela reforma do Ensino Médio, assim como uma maior busca por políticas públicas eficientes, que valorizassem tanto o ensino, quanto alunos e professores, além da própria melhora da estrutura das instituições escolares.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás