ENEM, perguntado por felipedouglas4226, 8 meses atrás

No Tratado das Grandezas do Ínfmo estava escrito:Poesia é quando a tarde está competente para dálias.É quandoAo lado de um pardal o dia dorme antes.Quando o homem faz sua primeira lagartixa.É quando um trevo assume a noite.E um sapo engole as auroras. BARROS, Manoel de. O Livro das Ignorãças. Biblioteca Manoel de Barros [coleção]. SãoPaulo: LeYa, 2013 A reflexão acerca do fazer poético é uma das temáticasmais recorrentes na poesia contemporânea - é a chamadametapoesia - que, no poema de Manoel de Barros, se expressapor um(a)A processo de captação e maturação do verso, representadoem "quando um trevo assume a noite".B adoção dos princípios do rigor formal e dos cuidados com aoriginalidade metafórica, como se observa em "um sapo engoleas auroras".C visão pessimista, em face da escolha por símbolosnegativos, como a noite, o sapo e a lagartixa.D reconhecimento, pelo eu lírico, da criação poética acontecerem instantes específcos e não-óbvios do dia.E regularidade presente na vida cotidiana, durante os trêsturnos do dia.

Soluções para a tarefa

Respondido por arilsongba
0

A resposta correta é a letra B) adoção dos princípios do rigor formal e dos cuidados com a originalidade metafórica, como se observa em "um sapo engole as auroras"

A poesia contemporânea nada mais é do que a reação das sensibilidades ao capitalismo de consumo que tende a tirar do homem moderno a sua individualidade, o torna anônimo, parte insignificante de uma grande massa de consumidores.

É total responsabilidade do poeta dar ao homem a importância de ser único, incomparável e também excepcional, ele oferece um novo olhar para a realidade e prega um novo comportamento para esse indivíduo.

Bons estudos!

Perguntas interessantes