ENEM, perguntado por karolineos7322, 1 ano atrás

De acordo com a visão dominante da Idade Média, cada estamento tinha um estatuto jurídico próprio, que assegurava direitos e obrigações a seus componentes. As obrigações para o clero eram, por exemplo, praticar o ofício religioso, procurando conduzir os féis à salvação eterna; para a nobreza, garantir a defesa militar da sociedade; para o terceiro estado, trabalhar para o sustento de todos. COTRIM, G. História Global. São Paulo: Saraiva, 2012 O texto apresenta a ideologia dominante durante a Idade Média. Um objetivo dessa ideologia e um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em: A Legitimar a sociedade estamental / rebeliões camponesas. B Transformar a hierarquia social / centralização absolutista. C Impossibilitar a igualdade jurídica / ascensão da burguesia. D Regular a exploração econômica / integração econômica. E Subverter a ordem divina / Contra-Reforma

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
4

Um objetivo dessa ideologia e um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em:

A) Legitimar a sociedade estamental / rebeliões camponesas.

A ideologia de que cada estamento tinha um estatuto jurídico próprio, que assegurava direitos e obrigações a seus componentes, presente na Idade Média, tinha como um dos objetivos legitimar a sociedade estamental, dando um aspecto de legalidade para evitar revoltas.

Porém, devido à forte exploração imposta aos camponeses, surgiram, no século XIV, as rebeliões camponesas, que lutavam por reformar e pelos direitos do servos, que não aguentavam mais pagar tantos impostos para sustentar os luxos da nobreza e do clero.

Perguntas interessantes