A Venezuela tem as maiores reservas de petróleo do mundo - e o recurso é praticamente a única fonte de receita externa do país. Após a Primeira Guerra Mundial, sucessivos governantes venezuelanos deixaram o desenvolvimento agrícola e industrial de lado para focar em petróleo, que hoje responde por 96% das exportações - uma dependência quase total. A aposta no petróleo foi segura durante anos e deu bons resultados nos momentos em que o preço do barril estava alto. Entre 2004 e 2015, nos governos de Hugo Chávez e no início do de Nicolás Maduro - eleito em 2013 após a morte de seu padrinho político, no mesmo ano -, o país recebeu 750 bilhões de dólares provenientes da venda de petróleo. Mas, em 2014, o preço do petróleo desabou. Em parte devido à recusa de Irã e Arábia Saudita - outros dois dos grandes produtores - em assinar um compromisso para reduzir a produção. Outros fatores foram a desaceleração da economia chinesa e o crescimento, nos EUA, do mercado de produção de óleo e gás pelo método "fracking" - o fraturamento hidráulico de rochas. Crise na Venezuela: o que levou o país vizinho ao colapso econômico e à maior crise de sua história. A atual crise venezuelana deriva de uma série de acontecimentos, entretanto, é possível atribuir a responsabilidade majoritariamente àA exclusividade de produção de bens duráveisB difculdades econômicas do leste europeuC dependência de uma fonte econômica e globalizaçãoD isolamento político dos países citadosE cerceamento das liberdades individuais da população
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A resposta correta é a letra C) dependência de uma fonte econômica e globalização
De acordo com dados do ano de 2018, a Venezuela já vem acumulando uma recessão econômica que está durando alguns anos dos quais já trazem elementos de autêntica depressão.
Uma bancarrota comparável à que foi vivida pela Grécia, mesmo que existam outros componentes e vários acréscimos. As autoridades estão se negam a oferecer dados formais e concretos sobre as contas do país, mas foi-se estimado que a mesma já chegou a alcançar 14% a menos no seu PIB.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás