História, perguntado por Myllen683, 9 meses atrás

“No texto que escreveu em finais da década de 1850 para acompanhar o álbum fotográfico de Victor Frond, Charles Ribeyrolles comentou que ‘no Brasil, existem brancos, negros, mulatos, mas, no verdadeiro sentido da palavra, não há povo’”. JANCSÓ, István. Brasil: Formação do Estado e da Nação. 1ª Edição, pág. 383. São Paulo: Hucitec; Unijuí , 2003. Quando o autor escreve: “no Brasil, existem brancos, negros, mulato, mas no verdadeiro sentido da palavra, não há povo”, o que ele quis dizer? A Que não existia um povo porque as pessoas estavam em constante conflito umas com as outras. B Que o Brasil era um país composto apenas por classes pobres e que elas não podem constituir um povo. C Que o Brasil era um país sem uma identidade nacional e sem uma cultura comum que desse unidade ao povo. D Que nunca poderia existir um povo brasileiro, jáque brancos, negros e mulatos nunca concordariam plenamente entre si. E Que só poderia existir um povo se não existisse tantas diferenças.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

É correta a alternativa C.

"Povo" é um conceito que está fortemente ligado com a ideia da construção de um Estado-Nacional, e representa uma série de hábitos, crenças e práticas culturais que distinguem um determinado povo dos demais, sendo um elemento de coesão entre os seus membros.

Quando Ribeyrolles afirmou que no Brasil "não havia povo" quis dizer quer, do seu ponto de vista, estes laços culturais que ligariam os diferentes não estariam presentes no Brasil, que seria um país sem uma cultura própria.

Perguntas interessantes