No texto a seguir, Descartes formula o preceitoinicial de suas regras do método: "O primeiro era o dejamais acolher alguma coisa como verdadeira que eu nãoconhecesse evidentemente como tal; isto é, de evitarcuidadosamente a precipitação e a prevenção, e de nadaincluir em meus juízos que não se apresentasse tão clarae tão distintamente a meu espírito, que eu não tivessenenhuma ocasião de pô-lo em dúvida". R. Descartes. Discurso do método.Coleção Os Pensadores.A partir desse texto, julgue os seguintes itens.I No conhecimento da verdade, a dúvida antecede aevidência.II No conhecimento da verdade, a evidência antecede adúvida.III Clareza e distinção são critérios para o reconhecimentoda verdade.IV Sob o ponto de vista metodológico, o conhecimentoindepende do "eu".V O acesso à verdade depende das circunstânciasocasionais vividas pelo "eu".Estão certos apenas os itensA I e II. C II e V. E IV e V.B I e III. D III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
I No conhecimento da verdade, a dúvida antecede a evidência.
Correto. É impossível se chegar a verdade sem antes duvidar. A dúvida abre espaço para a reflexão a respeito das evidências que podem, ou não, levar a razão a concluir que uma coisa é verdadeira.
II No conhecimento da verdade, a evidência antecede a dúvida.
Falso. A dúvida é que antecede a evidência, uma vez que a evidência se dá em relação ao que se busca, ou seja, à própria dúvida.
III Clareza e distinção são critérios para o reconhecimento da verdade.
Correto. Dentro do método de Descartes, é preciso que se considere que a clareza e a distinção são partes centrais da resposta que se busca no processo da dúvida metódica.
IV Sob o ponto de vista metodológico, o conhecimento independe do "eu".
Falso. A frase de Descartes deixa isso claro: Penso, logo existo. O penso refere-se ao fato de eu pensar.
V O acesso à verdade depende das circunstâncias ocasionais vividas pelo "eu".
Falso. Se assumimos a veracidade da reflexão de Descartes, é correto que se afirme que, na verdade, o acesso à verdade é independente das circunstâncias do eu, porque processo racional.
Diante do que aqui discutimos, podemos afirmar que a resposta correta é:
B. I e III.
Resposta:
Regra da evidência – O primeiro era o de jamais acolher alguma coisa como verdadeira que eu não conhecesse evidentemente como tal; isto é, de evitar cuidadosamente a precipitação e a prevenção, e de nada incluir em meus juízos que não se apresentasse tão clara e tão distintamente a meu espírito, que eu não tivesse nenhuma ocasião de pô-lo em dúvida.
Regra da análise – O segundo, o de dividir cada uma das dificuldades que eu examinasse em tantas parcelas quantas possíveis e quantas necessárias fossem para melhor resolvê-las.
Regra da síntese – O terceiro, o de conduzir por ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para subir, pouco a pouco, como por degraus, até o conhecimento dos mais compostos, e supondo mesmo uma ordem entre os que não se precedem naturalmente uns aos outros.
Regra da enumeração – O quarto, fazer em toda parte enumerações tão completas e revisões tão gerais, que eu tivesse a certeza de nada omitir.
Explicação: