No sertão nordestino é comum encontrar nas cozinhas potes ou moringas de barro armazenando água (imagem abaixo). Nestes locais, este item sobrevive às tecnologias concorrentes, desde geladeiras mais simples até as mais sofisticadas. Entre outros fatores, a lógica disso pode ser compreendida ao degustar a água conservada nesses recipientes. O líquido fica a uma temperatura sempre mais baixa do que a temperatura ambiente, sendo bastante refrescante.
Soluções para a tarefa
Resposta:
o líquido ficara com a temperatura mais fria
então, resumindo uma água fria
O que permite o resfriamento da água nos potes ou moringas de barro, possibilitando que a água fique sempre a uma temperatura mais baixa do que a temperatura ambiente, é o processo de evaporação.
O que acontece é que a moringa ou pote de barro é feita de barro poroso, o que permite que a água atravesse a parede, e ao atravessar, possibilita que ela evapore, provocando o resfriamento da moringa ou pote de barro.
Isso acontece porque as moléculas da água estão em movimento constante, e quando uma molécula está mais agitada (com mais energia) chega a superfície do líquido ela "escapa" e evapora. Deixando no interior as moléculas com menos energia, ou seja, a temperatura fica mais baixa.
Leia mais: https://brainly.com.br/tarefa/41815854