No Renascimento, a preocupação dos arquitetos era criar espaços que fossem compreensíveis às pessoas, aspecto intimamente relacionado com o ideal Humanista do período. Por definição, o Humanismo colocava o homem no centro do universo e negava os espaços medievais que tinham como objetivo "alcançar os céus". Leonardo da Vinci produziu um documento – um desenho acompanhado de escritos – conhecido como o Homem Vitruviano.
Para a arquitetura, qual é a importância desse documento?
A.
O Homem Vitruviano, de Da Vinci, sintetizava as "leis da perspectiva" e passou a ser considerado como um cânone das proporções, que deveria ser aplicado na arquitetura.
B.
O Homem Vitruviano, de Da Vinci, sintetizava a "cidade ideal" e passou a ser considerado como um cânone das proporções, que deveria ser aplicado na arquitetura.
C.
O Homem Vitruviano, de Da Vinci, sintetizava a "anatomia humana" e passou a ser considerado como um cânone das proporções, que deveria ser aplicado na arquitetura.
D.
O Homem Vitruviano, de Da Vinci, sintetizava a "proporção divina" e passou a ser considerado como um cânone das proporções, que deveria ser aplicado na arquitetura.
E.
O Homem Vitruviano, de Da Vinci, sintetizava o "de re aedificatoria" e passou a ser considerado como um cânone das proporções, que deveria ser aplicado na arquitetura.
Soluções para a tarefa
Resposta:D.
O Homem Vitruviano, de Da Vinci, sintetizava a "proporção divina" e passou a ser considerado como um cânone das proporções, que deveria ser aplicado na arquitetura.
Explicação:
Em oposição ao espaço infinito medieval, a dedicação dos arquitetos da renascença era em criar espaços compreensíveis aos seres humanos, pois o ideal humanista tinha o homem como o centro de todas as coisas, e não mais a exclusiva figura de Deus. A partir de estudos dos escritos do arquiteto romano Marcos Vitrúvio Polião, Leonardo da Vinci criou o desenho – acompanhado de seus escritos – o Homem Vitruviano. A figura de um homem nu, com os braços e as pernas abertas em diferentes posições de modo simétrico, sintetizava a "proporção divina" e passou a ser considerada como um cânone das proporções, que deveria ser aplicado na arquitetura. Nesse desenho, Da Vinci analisa a escala, a proporção e as medidas humanas a partir de figuras geométricas perfeitas, extraídas de equações matemáticas. Seu objetivo era orientar a construção de edifícios por meio dessas medidas e proporções consideradas perfeitas. As expressões "leis da perspectiva"; "cidade ideal"; "anatomia humana"; e "De re aedificatoria" não estão associadas com esse estudo específico de Da Vinci.