No processo de urbanização, a remoção da cobertura verde e sua substituição por áreas construídas elevam o índice de albedo e, consequentemente, a superfície do solo passa a reter menor quantidade de energia, aumentando a Sabe-se que, quanto mais elevado é o volume de energia armazenado, maior é o equilíbrio térmico. Nas cidades, portanto, uma desorganização do mecanismo climático. CONTI, J.B. Clima e Meio Ambiente. 4. ed. São Paulo: Atual, 1998. A desorganização do mecanismo climático apontada pelo autor traz como consequência a formação das conhecidas "ilhas de calor", as quais são caracterizadas pelo aumento da temperatura do ar nas áreas urbanas, em resposta à morfologia das cidades. A partir das causas e do conceito de ilha de calor, é correto apontar como uma possível ação paliativa ao problema a alteração do padrão das de verticais para horizontais. a ampliação das áreas verdes, aumentando, assim, a retenção de energia. a construção de "piscinões" para aumentar a da radiação direta. a expansão da área urbana, reduzindo, portanto, a densidade o incentivo à produção de automóveis elétricos para reduzir a emissão de CO 2
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Letra e.
Como importante medida para a redução do grande impacto das ilhas de calor, pode-se afirmar que medidas voltadas para a não eliminação de gases poluentes compreende aspecto determinante.
Além disso, é possível afirmar que essa redução pode ser associada com o incentivo ao uso de automóveis elétricos, o que evita e controla o processo de emissão de gases que sejam maléficos ao meio ambiente, que também são emitidos, entretanto, por indústrias.
Perguntas interessantes