ENEM, perguntado por Janainamoura2014, 11 meses atrás

Analise a seguinte experiência. PRIMEIRA ETAPA Procedimento: Em dois tubos de ensaio, numerados como I e II, acrescentam-se: TUBO I - água oxigenada + dióxido de manganês TUBO II - água oxigenada + fígado Resultado obtido: formação de borbulhas nos dois tubos. Conclusão: desprendimento de gás oxigênio proveniente da decomposição da água oxigenada devido ao dióxido de manganês (Tubo I) e alguma substância liberada pelo fígado (Tubo II). SEGUNDA ETAPA Procedimento: adição de nova quantidade de água oxigenada nos dois tubos da primeira etapa desta experiência. Resultado obtido: novo desprendimento de borbulhas (gás oxigênio) nos dois tubos. Conclusão: O dióxido de manganês (Tubo I) e a substância liberada pelo fígado (Tubo II) não foram consumidas nas reações da primeira etapa experiência. Com base nesta experiência podemos concluir que o dióxido de manganês e a substância liberada pelo fígado são: a) enzimas. b) catalisadores. c) ionizadores. d) substâncias orgânicas. e) substâncias inorgânicas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
12

A alternativa B) é a correta.

No caso apresentado, o dióxido de manganês e a substância liberada pelo figado são catalisadores da reação que permitiu a liberação do oxigênio nos tubos de ensaio.

Um catalisador é um acelerador de reações, o organismo humano e de qualquer outro animal possui muitas moléculas, as enzimas, que catalisam reações, é através dos catalisadores que as reações podem ocorrer tão rapidamente.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes