No mundo contemporâneo, a educação científica não pode reduzir-se a uma interpretação unívoca e determinista dos acontecimentos. Uma cultura científica eficiente reclama uma educação no pensamento estatístico e probabilístico. A intuição probabilística não se desenvolve espontaneamente, exceto dentro de um limite muito estreito. A compreensão, interpretação, avaliação e predição de fenômenos probabilísticos não podem ser confiados a intuição primária que tem sido tão desprezada, esquecida, e abandonada em um estado rudimentar de desenvolvimento baixo a pressão de esquemas operacionais que não podem articular-se com eles (GODINO; BATANERO; CAÑIZARES, 1996, p. 12). Com base nas informações apresentadas no texto, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas. 1. O pensamento probabilístico não permite à criança compreender que diversos acontecimentos de seu cotidiano são de natureza aleatória. PORQUE II. É impossível identificar diversos resultados para o mesmo acontecimento. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta Alternativas As asserções I ell são proposições verdadeiras, e a Il é uma justificativa correta da I. As asserções I ell são proposições verdadeiras, mas a ll não é uma justificativa correta da I. A asserção l é uma proposição verdadeira e a Il é uma proposição falsa. O A asserção l é uma proposição falsa e a ll é uma proposição verdadeira. As asserções I ell são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação passo a passo:
Página 166/167.
A educação científica propõe que os pensamentos probabilísticos surgem desde que o ser humano possui compreensão de mundo, por mínima que seja. Neste sentido, isto torna ambos os itens incorretos, pois, estes afirmam que crianças não compreendem eventos probabilísticos, sendo a alternativa E a correta.
Noções probabilísticas
A noção de probabilidade é prevista pela educação científica como algo essencial para o ser humano, pois, este não pode viver sem ter uma noção das possibilidades ao seu redor.
O mais incrível é que esta noção é notada ainda na infância. As crianças conseguem aprender sobre os riscos que determinado evento pode ocasionar mesmo sem nunca terem ocorrido.
Por exemplo, uma criança sabe que pode levar um choque caso chegue perto de uma tomada, mesmo sem nunca ter levado um choque, apenas pelos conselhos dos pais.
Para saber mais sobre noções probabilísticas, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/50613770
#SPJ2