No mobiliário, os gregos procuraram se afastar das influências orientais e preferiram que, em seus aposentos, tudo fosse inspirado em uma pureza de linhas aliada a uma simplicidade de formas, que davam uma impressão de sóbria elegância. O que se sabe sobre os móveis foi obtido, na maior parte, por meio da cerâmica e dos baixos-relevos, observando-se grande influência egípcia. As madeiras mais utilizadas foram o pinho e o cedro, mas, como os gregos tinham por hábito a vida mais ao ar livre que em recintos fechados, tanto a vida pública como a privada, utilizaram outros materiais mais resistentes para o mobiliário, tais como o bronze (trabalhado com repuxados e cinzelados), o granito e o mármore (geralmente lavrado). Na Grécia antiga, os móveis mais usados eram a cadeira, a mesa, a arca, a cama e o triclínio.
CASTELNOU, A. M. Mobiliário e decoração. Curitiba: Apostila, Universidade Federal do Paraná - UFPR, 2008.
Cadeira grega. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2018.
Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir.
I. A cadeira na imagem acima é denominada de cadeira Klismos. Ela possui encosto; respaldo côncavo, às vezes, com almofada.
II. A cadeira representada na imagem possui pés geralmente curvos, próprios para solos terrosos e, por vezes, em forma de patas de animais.
III. A cadeira presente na imagem é um ícone do mobiliário grego e é até os dias de hoje utilizada por meio de diversas releituras.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
A cadeira em questão até os dias atuais é uilizada como referÊncia para releituras.
Respondido por
13
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
A Cadeira Klismos é uma cadeira de pernas curvas que foi criada na Grécia Antiga e da qual se tem conhecimento através de desenhos feitos em cerâmicas. Ela é é uma releitura do assento dos deuses, chamado de Klismos, o assento mais usado na cultura da Grécia Antiga. Perdida com o passar dos anos, a cadeira Klismos ressurgiu durante uma escavação no século XVIII e foi incorporada a diversos estilos, como o Regência, na Inglaterra e o Rococó, na França.
É utilizada até os dias atuais em releituras.
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás