No México, assim que soube que a Johnson & Johnson estava saindo do mercado de xampus para crianças, a divisão Curity, da Colgate-Palmolive, procurou o espaço vago nas prateleiras dos supermercados, oferecendo aos varejistas incentivos para que aumentassem seus estoques. A Beiersdorf, ao contrário, preferiu aumentar em quase 1,5 milhão de dólares seus gastos com anúncios na televisão para incentivar a demanda do consumidor por seus xampus e, adicionalmente, enviou cupons de desconto para a residência dos antigos clientes da J&J. O que ocorreu neste caso foi que: OA) A Beiersdorf preferiu empregar uma estratégia de ocupação, enquanto a Curity preferiu uma de contenção. OB) A Beiersdorf preferiu empregar uma estratégia de retração, enquanto a Curity preferiu uma de expansão. OC) A Beiersdorf preferiu empregar uma estratégia de expansão, enquanto a Curity preferiu uma de ocupação. 4 O D) Tanto a Beiersdorf como a Curity preferiram empregar estratégias de ocupação. ● E) Tanto a Beiersdorf como a Curity preferiram empregar estratégias de expansão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E)
Tanto a Beiersdorf como a Curty preferiram empregar estrtégias de expansão.
Explicação:
Resposta:
A Beiersdorf preferiu empregar uma estratégia de retração, enquanto a Curity preferiu uma de expansão.
Explicação:
Conforme gabarito da prova.
Uma estratégia que pode ser adotada pelos profissionais de marketing é o “puxa ou empurra” – pull or push. Na estratégia puxar – pull – o fabricante – empresa – faz o direcionamento da comunicação aos consumidores, estimulando ou incentivando esse consumidor final a solicitar seus produtos aos canais de marketing – varejistas ou atacadistas. Tal estratégia também é denominada por alguns autores de “retração”. Dessa forma, de modo geral, as campanhas de bebidas utilizam a estratégia puxar – pull.
Já na estratégia empurrar – push – as campanhas são direcionadas aos intermediários, ou seja, o produtor “empurra” seu produto para o consumidor final por meio dos canais de marketing – varejistas ou atacadistas. Há forte investimento na força de vendas – venda pessoal – e também nas promoções de vendas. Normalmente, os canais de marketing recebem por parte dos fabricantes diferentes tipos de incentivos para promover ou adquirir mais produtos. Tal estratégia também é denominada por alguns autores de “ocupação”.
Exemplificando, grandes redes de supermercados, como o Carrefour, podem receber benefícios, como descontos, bonificação etc., para divulgarem determinados produtos nos folhetos ou jornais disponibilizados ao consumidor final.
Nessa questão, de acordo com o contexto, foi utilizada a palavra "expansão" como sinônimo de "ocupação", pois a partir do momento que a Curity ocupa o espaço vago nas prateleiras dos supermercados deixado pela marca concorrente, nesse momento ela está expandindo suas atividades através do aumento da disponibilização dos seus produtos ao mercado varejista.