ENEM, perguntado por Jouttween2037, 1 ano atrás

No mapa, é apresentada a distribuição geográfica de aves de grande porte e que não voam. Há evidências mostrando que essas aves, que podem ser originárias de um mesmo ancestral, sejam, portanto, parentes. Considerando que, de fato, tal parentesco ocorra, uma explicação possível para a separação geográfica dessas aves, como mostrada no mapa, poderia ser: (A) a grande atividade vulcânica, ocorrida há milhões de anos, eliminou essas aves do Hemisfério Norte. (B) na origem da vida, essas aves eram capazes de voar, o que permitiu que atravessassem as águas oceânicas, ocupando vários continentes. (C) o ser humano, em seus deslocamentos, transportou essas aves, assim que elas surgiram na Terra, distribuindo-as pelos diferentes continentes. (D) o afastamento das massas continentais, formadas pela ruptura de um continente único, dispersou essas aves que habitavam ambientes adjacentes. (E) a existência de períodos glaciais muito rigorosos, no Hemisfério Norte, provocou um gradativo deslocamento dessas aves para o Sul, mais quente.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
64
Olá, 

 A resposta correta é a letra D:

   D) o afastamento das massas continentais, formadas pela ruptura de um continente único, dispersou essas aves que habitavam ambientes adjacentes.
    

 Durante muitos milhões de anos, a terra foi mudando e sendo alterada de acordo com as massas continentais que flutuam sobre o oceano e placas tectônicas, que movimentaram sua massas afastando ou aproximando os continentes modificando assim sua formação original.
 
 Passamos por um período em que havia apenas um super continente, depois dois supercontinentes, já ocasionando a separação de algumas espécies as fazendo se diferenciar e até agora. Esse afastamento que formou vários continentes fez com que as aves se diversificassem desta forma.
Perguntas interessantes