no livro clássico "how to solve it", george polya descreveu em linhas gerais a essência da solução de problemas e, consequentemente, a essência da prática da engenharia de software: 1. compreender o problema (comunicação e análise). 2. planejar uma solução (modelagem e projeto de software). 3. executar o plano (geração de código). 4. examinar o resultado para ter precisão (testes e garantia da qualidade). mas a prática da engenharia e o desenvolvimento de software são bem mais complexos do que seguir um passo a passo, pois antes de iniciar o desenvolvimento de um software, é fundamental que seu propósito esteja bem claro para todos os envolvidos (cliente, patrocinador e equipe do projeto), assim como outros princípios devem ser considerados durante todo o ciclo de vida do projeto.
Soluções para a tarefa
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca de engenharia de software, podemos afirmar que, sobre os sete princípios fundamentais que se concentram na prática da engenharia de software, as assertivas são F - F - V - V, respectivamente.
Sobre os princípios da prática de engenharia de software
- A razão pela qual tudo existe - Um sistema de software existe por uma razão: fornecer valor aos seus usuários;
- KISS (keep it simple, stupid) - O design de software não é um processo aleatório. Há muitos fatores a serem considerados em qualquer empreendimento de design. Todos os projetos devem ser o mais simples possível;
- Manter a visão - Uma visão limpa é essencial para o sucesso de um projeto de software;
- O que você produz, outros consumirão - Em algum momento, outras pessoas usarão, manterão, documentarão ou dependerão de sua capacidade de entender o sistema que você está criando;
- Esteja aberto ao futuro - Um sistema que pode durar muito tempo tem uma vantagem;
- Planeje com antecedência para reutilização - As atividades de reutilização economizam tempo e esforço. Alcançar o mais alto nível de atividade de reuso é sem dúvida o objetivo mais difícil de alcançar no desenvolvimento de um sistema de software;
- Pense - Este último princípio é, provavelmente, o mais negligenciado. A colocação adequada, pensar com cuidado antes de agir quase sempre produz resultados muito melhores.
Por fim, como sua pergunta está incompleta, é provável que o trecho abaixo seja o complemento do enunciado. Ressalto que a resposta acima foi dada com base nestas informações:
"Levando em consideração os sete princípios da prática de engenharia de software propostos por David Hooker, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir.
I. ( ) Um projeto de software precisa ser simples e descomplicado, pois simplificar diminui o número de iterações necessárias e torna a entrega do projeto mais ágil.
II. ( ) Um projeto de software deve ser especificado para os implementadores, projetado para os usuários e codificado para que sejam viáveis a manutenção e a evolução por outros programadores
III. ( ) Um projeto de software que investe mais tempo em análise do que na execução, na maioria das vezes, produz melhores resultados.
IV. ( ) Um projeto de software que contempla em seu planejamento a reutilização de código reduz o custo e aumenta o valor tanto dos componentes reutilizáveis quanto dos sistemas aos quais eles serão incorporados."
Saiba mais sobre engenharia de software em: brainly.com.br/tarefa/8561091
#SPJ4