No funcionamento de um motor, a energia envolvida na combustão do n-octano promove a expansão dos gases e também o aquecimento do motor. Assim, conclui-se que a soma das energias envolvidas na formação de todas as ligações químicas é a) maior que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser endotérmico. b) menor que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser exotérmico. c) maior que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser exotérmico. d) menor que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser endotérmico. Apesar de todos os esforços para se encontrar fontes alternativas de energia, estima-se que em 2030 os combustíveis fósseis representarão cerca de 80% de toda a energia utilizada. Alguns combustíveis fósseis são: carvão, metano e petróleo, do qual a gasolina é um derivado.
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
Alternativa (C), maior que a soma das energias envolvidas no rompimento de todas as ligações químicas, o que faz o processo ser exotérmico.
O funcionamento de um motor tem como objetivo a conversão de um tipo de energia em outra, seja em elétrica em mecânica, química em mecânica, etc.
No funcionamento do motor de combustão temos a queima do n-octano, que irá promover a expansão dos gases e também o aquecimento do motor.
Pela formulação da equação química balanceada co n-octano o processo de quebra de ligações é um processo ENDOTÉRMICO. A molécula irá absorver energia para romper as ligações. O contrário acontece para formação das ligações.
A combustão é um processo EXOTÉRMICO e a energia liberada na formação é maior que a absorvida na quebra.