No estudo dos desenvolvimentos históricos verificados do século XVI em diante, pode-se considerar que o princípio da liberdade religiosa, um dos grandes pilares do Estado Moderno, foi formulado genericamente por Lutero e Calvino a partir de duas grandes ideias-forças: a fé em Deus e o livre-exame das escrituras. Não por acaso, ambas encontram amplo respaldo nos conhecidos lemas da Reforma, como o “Sola Fide”, “Solus Christus” e “Sola Scriptura”.
AZEVEDO, Israel Belo de; História da Igreja II. Graduação – EAD. Maringá-PR: UniCesumar, 2018.
Sendo assim, leia atentamente as proposições abaixo e como estas caracterizam o prosseguimento de tal princípio delineado entre os puritanos ingleses:
I - Os puritanos não-conformistas, por necessidade de sobrevivência, se organizaram a partir do princípio de liberdade de consciência, e disso foi decorrente a ideia de igrejas livres em sociedades livres, um modelo de organização religiosa que também influenciava a política.
II - Locke foi o principal responsável por separar os princípios de liberdade de consciência ou religião do sistema geral da liberdade, o que acabou por barrar as contribuições da revolução puritana para o mundo moderno em nome da demanda pela separação entre Igreja e Estado.
III – Por meio da fé, um forte convicção em Deus e também em si mesmo, o indivíduo adquire um íntimo sentido de confiança e responsabilidade. Por meio do livre-exame da Bíblia unido à própria liberdade de consciência, são removidos os obstáculos da tradição escolástica.
IV - Os puritanos não-conformistas podem ser considerados como a própria “espinha dorsal” do liberalismo, pois, por mais que o seu sucesso não tenha estado ligado à iniciativa, à propaganda e à concorrência, foram eles os responsáveis por radicalizar o humanismo secular na vida civil.
É correto o que se diz em:
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
IV, apenas.
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Inicialmente, é importante destacar que os puritanos não conformistas foram protestantes que não conformavam-se com as práticas implementadas pela Igreja Anglicana e nem com o Governo vigente.
Assim, a assertiva 1 está correta, já que esse grupo de indivíduos primava por um modelo de organização religiosa livre, e em sociedades livres.
Assim, estão corretas as assertivas 1 e 3. Portanto, assinala-se como assertiva a alternativa 2.
hleoalmeida:
Isso mesmo, Alternativa 2: I e III, apenas.
Respondido por
1
Resposta:
Alternativa II
Explicação:
Perguntas interessantes
Química,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás