No desenvolvimento de produtos do vestuário, o designer acaba revelando muito sobre seu contexto e suas percepções, pois a manifestação visual depende também da expressão subjetiva deste profissional. Essa expressão dá ênfase em determinado elemento estrutural do design e acaba configurando o estilo do produto e contribuindo para a sua formação visual, para que esta seja agradável aos olhos.
MOTA, Marcelo José da; SILVA, Maria Lucineti Sifuentes. Metodologia do Projeto em Design. Marcelo José da Mota. Maringá: UniCesumar, 2016.
Com base no trecho acima, observe a imagem a seguir e, considerando os estudos sobre as Leis da Gestalt, discorra sobre quais são as leis que se encontram no look, além de classificar qual o nível de complexidade do look.
Soluções para a tarefa
A Gestalt, tambem chamada de teoria da forma um conjunto de leis que definem que para compreender as partes, e necessario compreender o todo.
O vestido da modelo possui uma alta complexidade devido a forma e a estampa, e segue as seguintes leis da Gestalt:
- Pregnancia da estampa que e o retrato de um homem realizado com vegetais.
- Unidade da estampa, pois os vegatais se reunem formando a estampa de um homem.
- Segregaçao devido as diversas cores de cada vegetal na composicao da estampa, permitindo sua identificacao.
- Proximidade, pois os vegetais proximos entre si estao se encaixando de maneira harmoniosa.
- Unificaçao, o todo e composto por partes que se harmonizam entre si.
- Semelhanca, os elementos semelhantes do retrato do homem tendem a se unificar formando um so elemento.
Resposta:
Para a teoria da Gestalt ou da percepção visual, a ordem tem como característica um mínimo de informação visual. Em consequência, leva o observador a captar rapidamente as informações, mas que, por outro lado, não chame a atenção, pois esse se aborrece com a monotonia. Também leva a uma sensação de segurança, como afirma Löbach.
Já a alta complexidade visual, nos transmite uma sensação de insegurança, como percebemos na imagem apresentada. Por isto, preferimos os objetos de alta ordenação ou de alta pregnância da forma. Ao contrário do que vemos no look da imagem, que é uma criação conceitual de alta complexidade. É um produto enigmático que traz a presença do maximalismo, apresentando o exagero, criando um visual complexo e de difícil interpretação.
As leis básicas que regem as forças internas de organização são as forças de unificação e segregação, das quais percebemos de forma muito intrigante no look. Podemos afirmar que a pregnância da forma é de baixo grau, visto que o objeto não apresenta organização visual em termos de facilidade de compreensão e rapidez de leitura ou interpretação.
A estilista utilizou as leis de Gestalt e suas categorias conceituais, empregando as técnicas do design para criar um produto contemporâneo e criativo, trazendo identidade para o projeto e estilo em sua composição.
Enxergamos uma desconstrução na criação do look, ao mesmo tempo que percebemos suas unidades e seu fechamento.
Outra lei da Gestalt aplicada no look é a proximidade que tende a juntar os elementos ópticos próximos entre si, formando unidades, representada nas imagens de frutas, vegetais e flores da estampa; e a semelhança, que reflete o agrupamento dessas imagens, levando à construção de unidades, como o desenho do rosto de um homem que se forma na estampa.