História, perguntado por SamuelGoretzka, 11 meses atrás

No começo da década de 1950, o Brasil se caracterizava como um país de economia basicamente primária. Sua forma de produção estava baseada no sistema primário-exportador, ou seja, voltado para fora, que era o meio de produção predominante na época nos países subdesenvolvidos. Desta forma, é possível assegurar que o país firmava-se economicamente num tipo de relacionamento comercial internacional altamente vulnerável às crises econômicas dos países importadores de produtos primários e às flutuações dos preços internacionais.

Tendo como base a problemática das exportações e sua alta vulnerabilidade, era necessário, portanto, efetivar a industrialização dos países periféricos para a modificação desse quadro. Neste sentido, a fim de que se realizasse o projeto de desenvolvimento brasileiro, houve, na década de 1950, dois governantes que se ocuparam com essa questão. O primeiro foi Getúlio Vargas e o segundo, Juscelino Kubitschek.

HAFFNER, J. A. H. A CEPAL e a industrialização brasileira (1950 – 1961). Porto Alegre: EdiPUCRS, 2002.

Considerando o texto, podemos inferir que o crescimento da indústria de bens de consumo, desenvolvida principalmente após os anos 1950, foi favorecido pela

a) existência de uma malha viária eficiente.
b) abundância de recursos naturais e energéticos.
c) atuação do governo na criação de empresas estatais.
d) realização de investimentos calcados no capital estrangeiro.
e) distribuição homogênea dos capitais entre as diversas regiões do país.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1

É correta a alternativa C.

O Brasil, até a década de 1930, era ainda um país atrasado no aspecto da industrialização, sendo pouco competitiva a indústria nacional e o setor privado pouco capaz de modificar esta realidade.

Com a criação de estatais de base, como a CSN, a Vale do Rio Doce, Petrobrás e a Empresa Brasileira de Motores algumas das barreiras (a inexistência de indústria básica e sistemas de transportes ruins) foram revertidas, de modo que a indústria pôde crescer e o Brasil se destacou entre os seus vizinhos.

Perguntas interessantes