ENEM, perguntado por gatinhomanero1p4f46o, 5 meses atrás

No centro da tela, o príncipe D. Pedro, tal qual uma estátua equestre, com a mão direita erguida, agita seu chapéu bicorne.
A figura é destacada da multidão pela luz que incide sobre o príncipe e o cavalo. A comitiva de D. Pedro está afastada dele, ao fundo da tela e alguns também erguem seus chapéus. A multidão na frente do príncipe - crianças, mulheres e homens
- pouco se assemelha à população brasileira. [...]. É uma festa popular, mas sem negros, [...] nem indios, que não foram retratados na tela. [...] Todo conjunto remete mais à imaginação do que à realidade [...l. Uma cena idealizada que mostra um principe aclamado pelo seu povo e cavalgando entre a massa popular branca e europeizada.

Considerando a interpretação histórica da obra de Moreaux, constata-se que, ao retratar o processo de Independência brasileira, o artista reproduziu

A) figuras tais como as do período do acontecimento.
B) personificações fidedignas do fato histórico.
C) personagens reais do movimento brasileiro.
D) protagonistas da emancipação brasileira.
E) valores europeus da época em que viveu.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por monteirodanielesm
0

A alternativa correta em relação à interpretação de Moreaux sobre a Independência brasileira em sua pintura é a letra E: valores europeus da época em que viveu.

A pintura de Moreaux

François-René Moreaux (1807) foi um francês especialista que se dedicou como pintor de História e de paisagismo durante o período em que vigorava o romantismo nas artes e na literatura.

No Brasil, ele assistiu a festejos oficiais como:

  • A sagração e coroação de D. Pedro II;
  • O casamento de Teresa Cristina;
  • O casamento de Nápoles;
  • Os casamentos de princesas imperiais com nobres europeus;

A partir disso, a monarquia brasileira passou a firmar vínculos mais concretos com as realezas europeias, mesmo que fosse caracterizada por um povo mestiço.  Esse otimismo pode ter influenciado o artista a retratar Dom Pedro I como um herói popular.

Toda a pintura está mais voltada à imaginação do que à realidade, fato característico da arte romântica da época. A exemplo disso, há a cena idealizada por Moreaux em que apresenta um príncipe aclamado pelo povo e cavalgando entre a população europeia e branca.

Veja mais sobre a Independência do Brasil aqui: https://brainly.com.br/tarefa/3055683

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes