No Brasil e, mais especificamente, no Estado de São Paulo, a proposta construtivisto-interacionista ganhou seu espaço, principalmente nas propostas de Educação Física da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP). Nesse sentido, historicamente, houve uma divulgação das ideias construtivistas da Educação Física e o seu discurso está/esteve presente nos diferentes segmentos do contexto escolar.
DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na Escola: Questões e Reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara, 2003.
Com base no fragmento acima, nota-se que a Educação Física Escolar (EFE) é marcada historicamente por diferentes teorias ao longo dos anos, entre elas podemos citar a construtivista. Nesse sentido, considerando tal teoria, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A teoria construtivista busca considerar a Educação Física apenas como uma prática pedagógica, desconsiderando o conhecimento científico.
Alternativa 2:
A atividade da Educação Física, na teoria construtivista, precisa garantir ações físicas que a criança usará apenas nas atividades escolares.
Alternativa 3:
A teoria construtivista enxerga a importância da Educação Física na escola unicamente como colaboradora do processo de desenvolvimento motor.
Alternativa 4:
Na teoria construtivista, as habilidades motoras precisam ser desenvolvidas como essência das aulas de Educação Física, desconsiderando outras dimensões do aluno.
Alternativa 5:
A teoria construtivista reconhece o jogo como recurso pedagógico das aulas de Educação Física escolar, o qual está vinculado a um projeto pedagógico.
Soluções para a tarefa
A alternativa 3) é a correta.
A teoria construtivista visa desenvolver a criança para que possa se expressar no mundo, desse modo, as brincadeiras e os jogos são uma boa alternativa.
Através da brincadeira uma criança consegue desenvolver várias funções do cérebro, e vai outras habilidades ativas, como as análises fixas e a capacidade de mensurar as coisas.
A brincadeira pode ser feita sem brinquedos, apenas com a imaginação do indivíduos, que precisa ter experiencias para ter essa imaginação, a partir do seu conhecimento de mundo ele pode brincar de varias formas, o brinquedo é só uma ferramenta na brincadeira.
Espero ter ajudado!
Resposta: alternativa V
Explicação: pag 147... trata-se de reconhecer o “jogo como recurso pedagógico, vinculado a
um projeto pedagógico”.