Direito, perguntado por amandacolatto1p5ydw6, 10 meses atrás

No artigo 300, do CP, o legislador penal dispôs: "Reconhecer como verdadeira, no exercício de função pública, firma ou letra que não o seja". O reconhecimento autêntico é também denominado "por certeza" ou "verdadeiro". Evidentemente, é ele o modo mais seguro de reconhecer firma ou letra e porta maior fé. Todavia, não é o mais usado. O vulto dos negócios, as atividades que se multiplicam, as exigências profissionais etc. (Disponível em: . Acesso em 14 jul. 2018). De acordo com o texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I – O crime exige o dolo e se consuma quando o funcionário público efetua o reconhecimento, tendo dependência com a efetiva utilização do documento ou ocorrência de prejuízo. PORQUE II – Subsiste a responsabilidade civil e, por outro lado, se exigem dos particulares e interessados cautela e diligência maiores, sempre que o reconhecimento não for genuíno. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por dralefb
79

A asserção I é uma proposição falsa (não há consumação) e a asserção II é uma proposição verdadeira.

Respondido por thiiagomoura
8

De acordo com o texto, a asserção I (o crime se exige dolo e se consuma quando o funcionário público efetua o reconhecimento) e II (subsiste a responsabilidade civil e, por outro lado, se exigem dos particulares e interessados cautela e diligência maiores) estão corretas, e possuem relação entre si.

Isto porque, o art. 300 do Código Penal, afirma que o crime exige o dolo, e ocorre a sua consumação, a partir do momento que um funcionário público reconhece como verdadeira, uma firma ou letra.

Subsiste a responsabilidade cível, ou seja, o agente será punido no juízo criminal e no juízo cível, devendo responder por eventuais pretensões indenizatórias que ocorram.

É correto afirmar que subsiste a responsabilidade civil e, por outro lado, se exigem dos particulares e interessados cautela e diligência maiores, sempre que o reconhecimento não for genuíno, pois, será necessário ingressar com ação judicial no juízo cível competente em caso de falsidade, além de não poder utilizar determinado documento como meio de prova.

O tabelião (funcionário público investido de fé pública) responderá pela ocorrência do prejuízo no juízo cível, se este ocorrer, além de responder pelo consumação do crime de cometera.

Questão similar no Brainly:

https://brainly.com.br/tarefa/19880583

Quaisquer dúvidas, deixa nos comentários.

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes