Português, perguntado por lululouquinha8857, 1 ano atrás

No altivo realce de cabeça e no enlevo das feições cuja formosura se toucava de lumes esplêndidos, estava-se debuxando a soberba expressão do triunfo, que exalta a mulher quando consegue a realidade de um desejo férvido e longamente ansiado. 5 - Os convidados, que antes lhe admiravam a graça peregrina, essa noite a achavam deslumbrante, e compreendiam que o amor tinha colorido com as tintas de sua palheta inimitável, a já tão feiticeira beleza, envolvendo-a de irresistível fascinação. — Como ela é feliz! diziam os homens. 10 - — E tem razão! acrescentavam as senhoras volvendo os olhos ao noivo. Também a fisionomia de Seixas se iluminava com o sorriso da felicidade. O orgulho de ser o escolhido daquela encantadora mulher ainda mais lhe ornava o aspecto já de si nobre e gentil. Efetivamente, no marido de Aurélia podia-se apreciar essa fina flor da suprema 15 - distinção, que não se anda assoalhando nos gestos pretensiosos e nos ademanes artísticos; mas reverte do íntimo com uma fragrância que a modéstia busca recatar, e não obstante exala-se dos seios d’alma. ALENCAR, José de. Senhora. In: José de Alencar: ficção completa e outros escritos. 3. ed. Rio de Janeiro: Aguilar, 1965, v. 1, p. 709. Analisando-se o fragmento transcrito, contextualizado na obra, é correto afirmar: (01) O adjetivo “altivo” (l. 1) e o substantivo “orgulho” (l. 12) distanciam as personagens ao marcarem temperamentos individualistas. (02) A ideia que as pessoas da sociedade carioca faziam de Aurélia confirma o dito popular de que “as aparências enganam”. (04) O autor, nesse fragmento e na obra, põe em relevo a superficialidade do ambiente da Corte. (08) Aurélia, como personagem romântica, reforça, no final da narrativa, o estereótipo da mulher que se curva diante do amor. (16) A imagem que as convidadas constroem em relação a Seixas espelha conflitos íntimos entre a personagem e a sociedade. (32) O narrador, nesse fragmento, apresenta Seixas e Aurélia como dois vencedores e, na obra, é a mulher quem empreende a busca e a conquista.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
4
Olá.


Conforme o enunciado, compreende-se que as assertivas corretas são 02 + 04 + 08 + 32= 46. 



A assertiva 01 está incorreta, uma vez que não distanciam as personagens, as palavras usadas são para exaltar as suas características, e não como aponta as questões.



A assertiva 16 também está errada, já que a imagem das convidadas em relação a Seixas não espelham conflitos íntimos. As personagens, por sinal, têm uma imagem de Seixas como sendo algo positivo quando os homens falam sobre a noiva, elogiando a personagem.



E em seguida, elas apresentam a sua opinião sobre o personagem. A impressão de Seixas pode ser percebida em "E tem razão! acrescentavam as senhoras volvendo os olhos ao noivo".



Espero ter ajudado!


Perguntas interessantes