Nestes últimos anos, a situação mudou bastante e
o Brasil, normalizado, já não nos parece tão mítico, no bem
e no mal. Houve um mútuo reconhecimento entre os dois
países de expressão portuguesa de um lado e do outro do
Atlântico: o Brasil descobriu Portugal e Portugal, em um
retorno das caravelas, voltou a descobrir o Brasil e a ser,
por seu lado, colonizado por expressões linguísticas, as
telenovelas, os romances, a poesia, a comida e as formas
de tratamento brasileiros. O mesmo, embora em nível
superficial, dele excluído o plano da língua, aconteceu com
a Europa, que, depois da diáspora dos anos 70, depois da
inserção na cultura da bossa-nova e da música popular
brasileira, da problemática ecológica centrada na
Amazônia, ou da problemática social emergente do
fenômeno dos meninos de rua, e até do álibi ocultista dos
romances de Paulo Coelho, continua todos os dias a
descobrir, no bem e no mal, o novo Brasil. Se, no fim do
século XIX, Sílvio Romero definia a literatura brasileira
como manifestação de um país mestiço, será fácil para nós
defini-la como expressão de um país polifônico: em que já
não é determinante o eixo Rio-São Paulo, mas que, em
cada região, desenvolve originalmente a sua unitária e
particular tradição cultural. É esse, para nós, no início do
século XXI, o novo estilo brasileiro.
STEGAGNO-PICCHIO, L. História da literatura brasileira.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004 (adaptado).
No texto, a autora mostra como o Brasil, ao longo de sua
história, foi, aos poucos, construindo uma identidade
cultural e literária relativamente autônoma frente à
identidade europeia, em geral, e à portuguesa em
particular. Sua análise pressupõe, de modo especial, o
papel do patrimônio literário e linguístico, que favoreceu o
surgimento daquilo que ela chama de “estilo brasileiro”.
Diante desse pressuposto, e levando em consideração o
texto e as diferentes etapas de consolidação da cultura
brasileira, constata-se que
A o Brasil redescobriu a cultura portuguesa no século
XIX, o que o fez assimilar novos gêneros artísticos e
culturais, assim como usos originais do idioma,
conforme ilustra o caso do escritor Machado de Assis.
B a Europa reconheceu a importância da língua
portuguesa no mundo, a partir da projeção que poetas
brasileiros ganharam naqueles países, a partir do
século XX.
C ocorre, no início do século XXI, promovido pela
solidificação da cultura nacional, maior
reconhecimento do Brasil por ele mesmo, tanto nos
aspectos positivos quanto nos negativos.
D o Brasil continua sendo, como no século XIX, uma
nação culturalmente mestiça, embora a expressão
dominante seja aquela produzida no eixo Rio-São
Paulo, em especial aquela ligada às telenovelas.
E o novo estilo cultural brasileiro se caracteriza por uma
união bastante significativa entre as diversas matrizes
culturais advindas das várias regiões do país, como se
pode comprovar na obra de Paulo Coelho.
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
Letra C - ocorre no início do século XXI, promovido pelo solidificação da cultura nacional, maior reconhecimento do Brasil por ele mesmo, tanto nos aspectos positivos quanto nos negativos.
Respondido por
15
A cultura brasileira no século XXI não se limitava mais a regras e padrões postos como regras para serem seguidas.Agora ela é formada por inúmeros núcleos dotados de autonomia na produção,reconhecidos tanto nacionalmente quanto internacionalmente.
Portanto,alternativa correta letra:
c)Ocorre no inicio do XXI promovido pela solidificação da cultura nacional,maior conhecimento do Brasil por ele mesmo,tanto nos aspectos positivos quanto nos negativos.
Portanto,alternativa correta letra:
c)Ocorre no inicio do XXI promovido pela solidificação da cultura nacional,maior conhecimento do Brasil por ele mesmo,tanto nos aspectos positivos quanto nos negativos.
Perguntas interessantes