"Nesse período que se estende de 1822 – com o fim da Lei de Sesmarias – a 1850 – quando é publicada a Lei de Terras – o acesso à terra no Brasil deu-se principalmente por meio da ocupação. Por essa razão, ao discutir uma nova legislação fundiária para o Brasil, foi preciso levar em consideração aspectos que iam além da extensão das propriedades, como os relativos à situação dos posseiros e às suas condições de submeter-se e adaptar-se às necessidades do modelo agroexportador da economia brasileira no século XIX" (PEREIRA, 2015, p. 83). PEREIRA, Luciene Maria Pires. História do Brasil: Império e República. Maringá - PR, 2015. Acerca desse cotexto, analise as asserções abaixo:
I- Nesse contexto de desenvolvimento e de expansão da produção cafeeira, as questões relacionadas à propriedade da terra e as discussões sobre a escravidão ocupavam a mente da elite política e aristocrática do país, devido à intrínseca relação entre essas duas esferas da sociedade.
PORQUE
II- As diretrizes legais que regulamentavam a propriedade da terra no Brasil até o ano de 1822 estavam fundamentadas no sistema de doações, formalizado pela Lei de Sesmarias, criada nos primeiros anos da colonização do Brasil. Com a independência do Brasil, a Lei de Sesmarias perdeu seu efeito e não houve a regulamentação de uma nova lei em relação à propriedade da terra até a metade do século XIX. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
a - As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b - As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c - A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
d - A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
e - Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas. Responder
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
correta letra A, pag. 83 da apostila.
Denhinha179:
acho que é a B pq as duas sao verdadeiras, porem a segunda nao é uma justificativa da primeira.
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás