Química, perguntado por rubenscardoso7426, 4 meses atrás

Nas primeiras semanas da disciplina de Química Experimental, foram apresentados conceitos e noções iniciais sobre o laboratório, segurança do ambiente e também dos reagentes químicos, os principais utensílios e equipamentos, assim como a manipulação de dados e medidas experimentais. Assim, sobre esses assuntos, responda: 1) O diagrama de Hommel é uma classificação das substâncias perigosas em sistemas internacionais de risco. Trata-se de um diagrama visual, para facilitar a visualização dos perigos mais importantes, desenvolvido pela NFPA (National Fire Protection Agency). Observe o diagrama abaixo para o ácido clorídrico: - Risco a saúde: a exposição curta à substancia pode causar danos à saúde, como o contato com a pele, os olhos ou ingestão causam danos temporários e permanentes, portanto classificado como "3". - Inflamabilidade: este ácido é classificado como não inflamável, portanto "0". - Reatividade: devem ser evitadas temperaturas elevadas e materiais incompatíveis, portanto "1". – Riscos específicos: a substância é classificada como ácido forte, por isso "ACID". E o hidróxido de sódio, NaOH (Hidróxido de sódio PA, sólido)? Agora é sua vez, realize o mesmo tipo de análise, classificando e justificando cada item do diagrama de Hommel. Caso necessário, pesquise algumas fichas FISPQ, referenciando-as corretamente ao final da atividade. Atenção: não serão consideradas completas as descrições de classificação sem justificativa específica da substância; todos os itens devem ser inseridos dentro de uma das possibilidades de classificação (ou seja, não pode estar em branco). 2) Em seu Studeo, temos vários experimentos possíveis de serem feitos virtualmente, por meio do simulador virtual da Algetec. Um deles, é o experimento de "Algarismos Significativos, Erros e Calibração de Vidrarias". Realize este experimento e, em seguida, responda: sobre os materiais volumétricos apresentados no experimento, indique dentre eles qual o de maior precisão de volume e qual o menor. Além disso, tanto no simulador quant

Soluções para a tarefa

Respondido por quincatoledo
1

Resposta:

RESPOSTA

Palavra de advertência:

PERIGO

Risco a saúde:

- Provoca queimadura severa à pele e dano aos olhos.

- Pode ser corrosivo para os metais.

- Classificação “3” (Extremamente perigoso).

Medidas de primeiros socorros

- Após a inalação: Exposição ao ar fresco. Consultar um médico.

- Após contato com a pele: Lavar abundantemente com água. Limpar com algodão embebido em polietilenoglicol. Tirar imediatamente a roupa contaminada.

- Após contato com os olhos: Enxaguar abundantemente com água, mantendo a pálpebra aberta (durante pelo menos 10 minutos). Consultar imediatamente um oftalmologista.

- Após ingestão: Fazer beber muita água (eventualmente vários litros), evitar o vômito (perigo de perfuração!). Consultar imediatamente um médico.

- Não tentar neutralizar a substância tóxica.

- Sintomas e efeitos mais importantes, tanto agudos como retardados.

- O local atingido torna-se vermelho, e na sequência, corrói a pele até formar ferida.

Inflamabilidade:

- Classificação “2” (Abaixo de 94%).

- Meios de extinção: Meios adequados de extinção: Dióxido de carbono, espuma, pó químico seco.

- Agentes de extinção inadequados: Jato d’agua de forma direta.

- Perigos especiais decorrentes da substância ou mistura: Não combustível, em contato com metais ligeiros pode formar-se gás de hidrogênio (perigo de explosão!).

- Recomendações para o pessoal de combate a incêndios: Permanência na área de perigo só com roupa de proteção apropriada e com uma máscara de oxigênio independente do ar ambiente.

Reatividade:

- Reage com solventes orgânicos e clorados, corrosivo por isso “COR”

- Estabilidade química: Em condições normais de uso, é estável.

- Possibilidade de reações perigosas: Reage violentamente com água, ácidos e outros materiais.

- Condições a serem evitadas: Substâncias incompatíveis, que levam ao aumento de temperatura e geração de hidrogênio e outras substâncias inflamáveis ou tóxicas.

- Materiais incompatíveis: Alumínio, zinco, estanho, cobre, aldeídos, alguns açúcares, solventes clorados e ácidos.

Explicação:

Perguntas interessantes