“Nas palavras de Candau (2012), a didática é multidimensional à medida que é transpassada por aspectos técnicos, relacionados ao planejamento e aos instrumentos e às técnicas de ensino intencionais e sistemáticos; humanos, uma vez que o processo de ensino-aprendizagem é interpessoal, imbricado nas vertentes da afetividade, subjetividade, individualidade e de construção social; e por último político-social, pois se processa dentro de uma cultura, em uma sociedade de classe que implica necessariamente em forjar e afirmar determinados valores sociais.”
Agora, pautado em suas aprendizagens, reflita e comente como a didática, por um lado, pode ser vista como um momento de reflexão sobre a práxis pedagógica e, por outro, uma ação dialética de construção e desconstrução dos saberes escolares.
Soluções para a tarefa
Como um momento de reflexão sobre a práxis pedagógica, a didática pode ser vista como a melhor forma de se transmitir conhecimentos para os alunos. Nessa direção, a didática do professor pode ser fundamental para a consolidação do aprendizado na escola.
Por outro lado, como ação dialética de construção e desconstrução, a didática pode ser usada para doutrinar os alunos, principalmente aqueles que não possuem opinião formada sobre assuntos de grande relevância (política, religião, economia) na sociedade em que vivemos.
Espero ter contribuído!
1) O processo de ensino-aprendizagem envolve aos menos três dimensões centrais, segundo Candau (2015). Quais são elas?
Resposta: e) A dimensão humana, a dimensão técnica e a dimensão político-social.
Explicação: Resposta correta
Segundo Candau (2014), um primeiro aspecto a se ter presente no estudo da didática e das metodologias de ensino é que os processos de ensino-aprendizagem contam com três dimensões essenciais inter-relacionadas: a dimensão humana, a dimensão técnica e a dimensão político-social. Logo, a didática utilizada e as metodologias praticadas, inadvertidamente, acionam e colocam em funcionamento essas dimensões.