História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Nas origens lendárias de Roma, Rômulo e Remo seriam filhos de uma divindade que representa a guerra, Marte.
Essa e outras histórias sobre a fundação de Roma foram transmitidas por séculos. Explique a importância do relato dos gêmeos fundadores para os romanos, e de que maneira os patrícios se aproveitaram dele para garantir seus privilégios, tanto na monarquia quando na república.

Soluções para a tarefa

Respondido por KarineFernandes83
201

De acordo com a lenda, Rômulo e Remo foram abandonados pelo pai, deus Marte, ao nascer. Apenas sobreviveram por terem sido nutridos por uma loba. Os irmãos cresceram, vingaram-se do pai e conquistaram a missão de criar uma cidade onde o animal os encontrou.  Dessa forma, introduziu-se o "nascimento" de Roma: em 753 a.C. O nome da cidade é proveniente de Rômulo, que em razão a disputas políticas matou Remo.

A lenda mesclava o instinto animal Icônico pela loba que serviu para a amamentação, a fundação de uma nova localidade e a violência, agressividade pela rivalidade entre os irmãos que culminou no óbito de Remo. O objetivo era justificar a característica conquistadora da sociedade romana.

Os patrícios, seriam descendentes de Rômulo, portanto, a lenda os permita a posse das maiores e melhores porções de terra, compor a aristocracia e configurar o governo. Enquanto os plebeus seriam somente imigrantes ou resultado de dominação de Roma.


KarineFernandes83: De nada.
Perguntas interessantes