Pedagogia, perguntado por kcristina22, 1 ano atrás

“Nas escolinhas de Educação Infantil, basta dar uns joguinhos ou brinquedinhos para distrair as crianças. Elas já estão acostumadas a brincar e isto não vai mudar nada em suas vidinhas.”
(Professora “A”, sobre o trabalho com jogos e brincadeiras)
“Não tem importância que o lugar onde as crianças ficam nas escolas de Educação Infantil não seja exclusivo delas ou preparado especialmente para elas, porque no final das contas o que importa é o trabalho que estou realizando.” (Professora “B”, sobre o papel do espaço físico no desenvolvimento das crianças)
“Sei que existe inclusão nesta escola; tenho uma criança de inclusão. O que faço com ela é dar algumas atividades diferentes, só para ela, para que eu possa fazer as outras atividades mais importantes com as outras crianças. Acho que isso já ajuda, né? (Professora “C”, sobre a educação inclusiva)
Após a leitura do texto desta Unidade, das sugestões de material complementar e suas reflexões sobre o assunto, proponho que responda novamente ao questionamento feito:
- Será que as professoras “A”, “B” e “C” estão realmente preparadas para trabalhar com as crianças de zero a cinco anos, atendendo às necessidades individuais e coletivas destas crianças? O que há de certo e de errado nestas falas?

Soluções para a tarefa

Respondido por danyfrc
14
Essas professoras não estão preparadas pois em relação ao jogos e brincadeiras, são estímulos para que a criança se desenvolva com o meio social, cognitivamente e faça novas descobertas. Se esses jogos ou brincadeiras não forem pedagogicamente planejados, esses objetivos não serão alcançados.
O ambiente escolar principalmente para as crianças de zero a cinco anos, deve ser um ambiente acolhedor pois a criança está acostumada com o meio familiar e para que seu processo de adaptação seja concluído com sucesso, ela deve se sentir segura e acolhida durante sua fase na pré-escola.
Quando falamos de inclusão não nos referimos apenas a uma criança com deficiência mas sim a todas as crianças que possui uma certa defasagem na escola. Claro que atividades especiais ajuda mas isso não é o mais importante. Cada criança precisa de um reforço especializado para a sua defasagem, o que implica atenções maiores a cada uma delas e acompanhamento durante essa fase escolar.
Perguntas interessantes