Nas Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social, aprovadas pela Assembléia Nacional da Associação Brasileira deEnsino e Pesquisa em Serviço Social, em 1996, as múltiplasexpressões da "questão social" figuram como objeto de trabalho do Assistente Social, nas mais variadas dimensões darealidade social. A realização de estudos socioeconômicos,de acordo com o que postulam as diretrizes, orienta-se poruma perspectiva teórico-metodológica crítica.À luz da orientação teórica adotada pelas Diretrizes, seria legítimo sustentar que a direção social dos estudos socioeconômicosdeve ser parametrizada pela perspectiva(A) da desintegração familiar e comunitária.(B) da disfunção social de indivíduos e grupos.(C) da má distribuição de renda.(D) da exclusão social.(E) das desigualdades criadas pela sociedade capitalista.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A Constituição Federal de 1988 foi um marco para as conquistas sociais, que foram incluídas na Constituição como políticas públicas universais, atendendo toda a população sem discriminação. Isso se deu pela inclusão de parte excluída da população, que não tinha acesso aos serviços públicos, como ferramenta de diminuição da desigualdade social.
O papel do Assistente Social foi ressignificado e adquiriu maior importância com a proteção constitucional que foi trazida para os direitos fundamentais, especialmente no que se trata de crianças e adolescentes, com a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A alternativa correta é a E – das desigualdades criadas pela sociedade capitalista.
Perguntas interessantes