"Não discuto" Paulo Leminsk: "não discuto com o destino, o que pintar, eu assino" Questão 1. O haicai é uma forma poética, de origem japonesa, concisa e objetiva, uma espécie de diálogo entre o autor e o leitor, em que a senção do autor deve ser apenas sugerida. Ainda assim, é possível ser estabelecida uma relação de causa e efeito entre as ideias. Estabeleça essa relação, reescrevendo as frases do haicai acima; para isso ultilize um termo apropriado de coesão (conjunção ppr exemplo) Questão 2. Como foi dito anteriormente, a concisão é uma das características do Haicai; assim, uma mesma palavra podr sugerir mais de um significado. No haicai de Paulo Leminski, o verbo "pintar", verso 3, sugere quais significados?
Soluções para a tarefa
Bom dia,
Questão 1. O haicai é uma forma poética, de origem japonesa, concisa e objetiva, uma espécie de diálogo entre o autor e o leitor, em que a sensação do autor deve ser apenas sugerida. Ainda assim, é possível ser estabelecida uma relação de causa e efeito entre as ideias. Estabeleça essa relação, reescrevendo as frases do haicai acima; para isso utilize um termo apropriado de coesão (conjunção por exemplo).
RESPOSTA: “Não discuto com o destino, logo, o que pintar, eu assino”
Comentário: Na reescrita foi utilizada a conjunção de conclusão “logo” como termo de coesão.
QUESTÃO 2. Como foi dito anteriormente, a concisão é uma das características do Haicai; assim, uma mesma palavra poder sugerir mais de um significado. No haicai de Paulo Leminski, o verbo "pintar", verso 3, sugere quais significados?
RESPOSTA: O verbo pintar sugere ao leitor durante o texto além da ideia de colorir, que o sujeito "topa qualquer coisa que vier", logo podemos associar ao verbo pintar os seguintes sinônimos “surgir” “aparecer” , também retrata uma ideia de “imprevisto”.