"Nada se assemelha mais a um Saquarema do que um Luzia no poder..."
A partir dessa frase, identifique o que são Luzias e Saquaremas e movimentos e partidos atuais que se assemelham aos dois.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nada se assemelha mais a um “saquarema” do que um “luzia” no poder. A frase do político pernambucano Antônio Francisco de Paula Holanda Cavalcanti de Albuquerque demonstra como a política partidária da elite do Brasil ocorreu no Segundo Reinado. Saquarema e luzia eram as alcunhas dadas aos membros dos partidos Conservador e Liberal, respectivamente.
Os Conservadores eram conhecidos por saquaremas pelo fato de vários de seus membros residirem no município fluminense de Saquarema, que passou a ser também local de reuniões do partido.
A fala de Holanda Cavalcanti mostra que os dois partidos eram essencialmente iguais, pois concordavam com a manutenção da monarquia e da escravidão do Brasil. A origem dos dois partidos é comum, já que surgiram a partir do antigo “Partido Liberal” que existiu até a Regência de Diogo Feijó, quando houve a cisão entre os regressistas e os progressistas. Mas havia diferenças que eram apresentadas quando um ou outro se encontrava no poder.
Explicação:
“Saquarema” e “Luzia" indicados na frase são referências diretas aos membros dos partidos que era o Conservador e Liberal, respectivamente.
A frase é um relato de Antônio Francisco de Paula Holanda Cavalcanti de Albuquerque e indica os principais grupos vigentes no Brasil Império. O relato indica que os dois grupos não representavam interesses desde que defendiam a manutenção do sistema escravocrata e do monopólio de terra.
PARTIDO CONVERSADOR E LIBERAL NO BRASIL IMPÉRIO
O Partido Liberal e o Partido Conservador se diferem por apresentarem modo de se relacionar com a sociedade de modo diferente. Os liberais defendiam uma ideia de autonomia das províncias enquanto os conservadores fazem uma aposta em um poder central.
Saiba mais sobre o Brasil Império em https://brainly.com.br/tarefa/28296164
Espero ter ajudado.