) Na última prova de matemática foram feitos 50 exercícios num total de 130 pontos. O maior número de acertos foi de Carlos. Sabendo que cada acerto Carlos ganhou 5 pontos e para cada erro Carlos perdeu 3 pontos, calcule quantos exercícios ele acertou. (Escreva o sistema e desenvolva-o usando um dos métodos: o Método da adição ou o Método da Substituição).
Soluções para a tarefa
Não fica claro no enunciado se 130 é a pontuação total ou a pontuação de Carlos, pelo restante do enunciado faz mais sentido essa ser a pontuação de Carlos e, portanto, esta resolução seguirá essa proposta.
Para facilitar, vamos chamar de "A" a quantidade de acertos de Carlos e de "E" a quantidade de erros.
Assumindo que Carlos tenha respondido todos os 50 exercícios, podemos afirmar que a soma dos acertos com os erros totalizarão 50, logo:
Como cada acerto contabiliza 5 pontos para Carlos, o total de pontos ganhos por ele será dado pelo produto entre a quantidade de acertos e 5:
Da mesma forma, como cada erro retira 3 pontos, o total de pontos perdidos é dada pelo produto entre a quantidade de erros e -3:
Sabemos que Carlos teve 130 pontos na prova, isto é, a soma dos pontos ganhos e dos pontos perdidos totaliza 130, logo:
Juntando as duas equações, temos o seguinte sistema:
Vou aplicar aqui o método da adição.
Somando a Equação 2 ao triplo da Equação 1, temos:
Portanto, Carlos acertou 35 exercícios.
Não é solicitado a quantidade de erros, mas, substituindo o "A" calculado em uma das duas equações do sistema, chegaríamos à quantidade de 15 erros.