Na tentativa de reduzir as taxas de analfabetismo, foi lançado no ano 2000, o Programa Brasil Alfabetizado, organizado em edições anuais, cada uma com duração de aproximadamente sete meses. Os educadores são contratados por meio do sistema de bolsas e não mantêm vínculos empregatícios. Em grande parte, as pessoas contratadas são educadores populares e não professores, pois não é exigida uma formação específica para atuar no Programa.
Com base na afirmação acima, é correto afirmar que:
I. A gestão do Programa Brasil Alfabetizado é descentralizada, cada instituição parceira é responsável pela gestão de recursos, bem como pela seleção e acompanhamento dos educadores, que, por sua vez, são responsáveis pela composição das turmas.
II. Há a necessidade de prestação de contas, e os dados do Programa são acompanhados pelo MEC através do chamado “mapa do analfabetismo”.
III. Não é necessário acompanhamento de dados dos educandos, nem mesmo que tais dados sejam compilados em um sistema aberto de cadastro eletrônico.
IV. Na virada do século, além do redesenho do próprio Programa Brasil Alfabetizado, um importante avanço diz respeito à incorporação da EJA no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o que garante recursos próprios para oferta de EJA, e, com isso, há um estímulo à expansão dessa oferta e de matrículas.
V. Em grandes partes, o professor é sim formado e capacitado para tal ação, porém por falta de recursos e materiais muitos acabam desistindo até porque esse tipo se trabalho é voluntário.
Analisando as afirmações, pode-se concluir que, dentre elas;
RES: Apenas I, II e IV são corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
todas estão corretas ľ ľľ ľľľ ľv v
Perguntas interessantes
Administração,
4 meses atrás
Inglês,
4 meses atrás
Informática,
4 meses atrás
Artes,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Filosofia,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás