Na sociedade contemporânea, mesmo com o grande desenvolvimento da indústria farmacêutica, é fato comum a utilização de plantas medicinais. Recorrer à utilização de plantas medicinais é prática de longa data, especialmente no Brasil, em função da riqueza da flora. Conforme Camargo (2010, p. 38): "Apesar da flora brasileira ser rica e vasta, existe o consenso de que os estudos científicos nessa área ainda são insuficientes (FERREIRA, 1998). Para atender às recomendações da OMS, foi proposto a validação das propriedades medicinais das plantas, baseado na análise das formas de conhecimento empírico e científico." O parágrafo acima demonstra que muito do desenvolvimento científico se deve ao conhecimento empírico ou vulgar. Sobre isso, é verdadeiro afirmar:
O conhecimento crítico é construído por meio de metodologias específicas que buscam com as relações entre os componentes de um fenômeno e seu desenvolvimento advém da observação de situações da realidade,para as quais, muitas vezes, o senso comum oferece uma resposta.
O conhecimento senso comum é crítico, rigoroso, objetivo e decorre de procedimentos sistemáticos para sua validação.
A atualização por tanto tempo de plantas medicinais seria suficiente para validar os resultados obtidos e os benefícios são as provas mais válidas do que a ciência.
A ciência não tem qualquer relação com o senso comum e são situações muito incomuns que levam à construção científica.
O senso comum tem muitos elementos do conhecimento científico, principalmente no que se refere a utilização da demonstração e da prova para sua validação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
O conhecimento científico é construído por meio de metodologias
específicas que buscam as relações entre os componentes de um
fenômeno e seu desenvolvimento advém da observação de situações
da realidade, para as quais, muitas vezes, o senso comum oferece uma
resposta
Perguntas interessantes
História,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás