Português, perguntado por Santosthayna, 1 ano atrás

na segunda parte do poema há algo de novo começa a acontecer ,dando início a uma gradação de emoções e sentimentos . A) como o eu lírico começa a ver e sentir a cidade? justifique sua resposta com palavras ou expressões do texto . B) que versos dessa parte exprime a mudança de sentimentos do eu-lírico em relação a cidade Justifique sua resposta ? C)considerando a gradação, levante hipóteses e responda: a que ou a quem se refere a expressão meu amor, que finaliza o poema o que essa expressão representa nas transformações que o eu lírico está Estava vivendo ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Giuliane6
148

Olá! Bom vamos lá!


Aqui estamos falando do poema Coração numeroso onde o eu lírico conta um pouco sobre sua experiencia na cidade do Rio de Janeiro e o quanto ele se sente deslocado nela,tudo isso e mais um pouco faz com que ele tenha vontade de morrer.


Sendo assim podemos dizer que ele começa com um tom positivo sobre a cidade porém conseguimos ver que já existe um tom de saudade com relação a Minas Gerais.percebemos isso na frase " e o vento vinha de Minas".


Depois ele começa a colocar umas palavras mais fortes como por exemplo " Meu paralítico gosto de viver" aí conseguimos ver que já começamos em um tom um pouco mais revoltado, onde ele já começa a mudar o tom sobre o que acha da cidade.

Podemos dizer que meu amor se refere a um amor não correspondido, ou até mesmo a ele mesmo, onde pode ter usado como expressão para tentar melhorar.


Espero ter ajudado em algo!



Respondido por livyagomes2004
8

Resposta:

a. Como o eu lírico começa a ver e sentir a cidade? Justifique sua resposta com palavras ou expressões do texto.

Resposta: Ele começa a ver a cidade de outra maneira e a senti-la de forma vibrante, sedutora e sensual, conforme indica o emprego de expressões como fascinação, mil presentes, voluptuosidade.

b. Que versos dessa parte exprimem a mudança de sentimentos do eu lírico em relação à cidade? Justifique sua resposta.

Resposta: Toda a última estrofe, especialmente os versos "O mar batia em meu peito, já não batia no cais", "a cidade sou eu " e "eu sou a cidade", que revelam uma completa identificação do eu lírico com a cidade.

c. Considerando a gradação, levante hipóteses e responda: A que ou a quem se refere a expressão meu amor, que finaliza o poema? O que essa expressão representa nas transformações que o eu lírico estava vivendo?

Atenção professor: Sugerimos abrir a discussão com a classe, pois pode haver mais de uma possibilidade de resposta. Do nosso ponto de vista, a leitura mais provável é a de que a expressão meu amor se refira à própria cidade. Tal sentimento é o auge da gradação, explicitando a descoberta do amor pela cidade experimentada pelo eu lírico. Fim da observação.

LEGENDA: A Galeria Cruzeiro funcionava no térreo do Hotel Avenida, na antiga avenida Central, hoje avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro. A galeria tinha bares e restaurantes e uma estação de bondes. O hotel foi demolido em 1957.

FONTE: Arquivo/Estadão Conteúdo

Explicação:

Perguntas interessantes